Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Sugestão] ALGORITMO PSEUDOCODIGO

Oi gente
pedi pro Gemini montar um algoritmo em pseudocodigo pra eu, simulando uma ida minha ao parque ficando lá 30 minutos, tomar um sorvete e voltar pra casa. Fica assim:
INÍCIO
PEDIR Uber para "Parque"
ESPERAR o motorista chegar
ENTRAR no carro
VIAJAR até o destino
SAIR do carro

INICIAR cronômetro (0 minutos)
ENQUANTO cronômetro < 30 minutos:
    CAMINHAR pelo parque
    SE encontrar "Carrinho de Sorvete" ENTÃO:
        ESCOLHER sabor
        PAGAR sorvete
        COMER sorvete
    FIM_SE
    ATUALIZAR cronômetro
FIM_ENQUANTO

PEDIR Uber para "Casa"
ESPERAR o motorista chegar
ENTRAR no carro
VIAJAR até o destino
SAIR do carro
ENTRAR em casa
FIM

Eu gosto que ele tomou cuidado com cronometro e principalmente o "para". Apesar de parecer obvio, o Gemini me explicou que sem esses, eu ficaria andando num looping infinito, entao é muito importante especificar a hora de parar.

Perguntei detalhes, pq nao especificar a cor do carro, o sabor exato do sorvete, ou aparencia do sorveiteiro. Ele me lembrou da abstraçao. A importancia de fazer um algoritimo focando só no que importa e generico, é que da pra usar pra outras ocasioes. Se eu especifico que o carro precisa ser branco, o sorveteiro loiro e o sorvete sabor chocolate, o algoritmo ia obedecer(normal), porem só especificamente, depois pra reutilizar um codigo assim, nao daria em situaçoes genericas ou rapidas.
Oque vcs acham sobre isso?

3 respostas

Oi, Lavinia. Como vai?

Sua análise ficou muito boa ao destacar o uso do cronômetro e da condição de parada no ENQUANTO, porque isso mostra bem como um algoritmo precisa ter começo, sequência e fim para evitar um loop infinito. Também foi ótima a ligação com abstração, já que focar no que realmente importa deixa o algoritmo mais claro e reutilizável em outras situações.

Dica: ao escrever pseudocódigos, tente separar o que é necessário para resolver o problema do que é apenas detalhe visual. Por exemplo, “pedir transporte”, “ir ao parque”, “ficar 30 minutos” e “voltar para casa” são ações importantes; já a cor do carro ou a aparência do sorveteiro só entrariam se fossem relevantes para a lógica.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Oi Armano! Refiz o algoritmo tentando abstrair mais. Tirei os detalhes de transporte (Uber, entrar no carro..) e deixei só "IR até o parque" e "RETORNAR para casa". Também simplificei "Carrinho de Sorvete" pra só "sorvete" e "PAGAR" pra "COMPRAR". Ficou mais genérico e reutilizável assim?

INÍCIO
IR até o parque

INICIAR cronômetro (0 minutos)
ENQUANTO cronômetro < 30 minutos:
CAMINHAR pelo parque
SE encontrar sorvete ENTÃO:
COMPRAR sorvete
COMER sorvete
FIM SE
ATUALIZAR cronômetro
FIM ENQUANTO

RETORNAR para casa
FIM

eu gosto muito das suas dicas, tem algum detalhe no algoritmo que eu ainda não "peguei"?

solução!

Boa tarde, Lavinia!

Infelizmente não tenho nenhuma outra dica, está impecável. Terá que fazer outra postagem para ver se eu consigo te mandar outra dica!