Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Sugestão] :) ajuda em projetos

Bom, sou uma pessoa um pouco indecisa, e para a criação do meu portfólio, gostaria de sugestões de projetos. :) Eu sei que no Kaggle tem muitos datasets, mas isso me deixa confusa quanto ao que criar de projeto. O que é melhor para fazer de projeto para um portfólio? Eu pensei em utilizar datasets de organizações como SEEG, IBGE, DATASUS ou INPE para realizar tratamentos de dados e fazer predições com aprendizado de máquina. No caso, eu utilizaria aprendizado de máquina para os dados do SEEG/IBGE. Também gostaria de criar projetos com análises econômicas, mas não tenho certeza se essa é a melhor abordagem a se seguir.

1 resposta
solução!

Ooi, Gabriely! Tudo bem?

Que legal saber que você está pensando em seu portfólio! É normal se sentir assim quando estamos começando a montar um portfólio.

Vou deixar abaixo algumas sugestões que podem ajudar você com esse dilema:

  1. Projetos com Dados Públicos: Utilizar datasets de organizações como SEEG, IBGE, DATASUS ou INPE é uma excelente ideia. Esses dados são ricos e podem proporcionar insights valiosos. Por exemplo, você pode pegar um dataset do IBGE sobre a população e realizar uma análise preditiva sobre o crescimento populacional nos próximos anos usando aprendizado de máquina.
  2. Análises Econômicas: Se você tem interesse em análises econômicas, pode ser interessante pegar dados do Banco Central ou de outras fontes econômicas e criar modelos preditivos de inflação, PIB ou taxa de desemprego. Por exemplo, você pode usar dados históricos de inflação para prever a inflação futura utilizando modelos de regressão.
  3. Projetos de Visualização de Dados: Além de predições, criar dashboards interativos com ferramentas como Tableau ou Power BI pode ser muito interessante. Você pode, por exemplo, criar um dashboard que visualize a evolução de casos de doenças usando dados do DATASUS.
  4. Desafios do Kaggle: Participar de competições no Kaggle também é uma ótima maneira de enriquecer seu portfólio. Escolha um desafio que te interesse e documente todo o processo, desde a exploração dos dados até a construção e avaliação dos modelos.
  5. Estudos de Caso: Criar estudos de caso detalhados pode ser muito valioso. Escolha um problema específico, como prever a demanda de energia elétrica usando dados do INPE, e documente todas as etapas do seu projeto, incluindo a coleta de dados, limpeza, análise exploratória, modelagem e interpretação dos resultados.

Uma boa dica é lembrar que o mais importante é escolher projetos que te interessem e que demonstrem suas habilidades de forma clara. Também é importante documentar bem cada passo do seu processo, explicando suas escolhas e resultados.

Espero ter ajudado! Sucesso nos estudos!

Abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!