3
respostas

[Sugestão] ACESSIBILIDADE PARA BAIXA VISÃO - PCD

Não sei se há mais pessoas com baixa visão ou até mesmo cegueira total, eu to tendo dificuldade de acompanhar aulas com a tela do professor no modo claro, muitas vezes o professor não fala onde está o elemento e muitas vezes eu preciso olhar o que ele erstá fazendo para conseguir acompanhar e reproduzir, o modo noturno para quem tem baixa visão é um elemento importante, além de que para quem tem visão normal, esse modo acba sendo mais confortável para a visão. A gente acaba se frustrando quando não temos apoio para esses pequenos detalhes, o que faz com que muitos de nós fiquemos desmotivados. Eu sugiro gravação das aulas no modo escuro ou imagens na descrição com o que o professor está explicando na aula gravada mas no modo escuro para que eu possa acompanhar de forma natural, o professor falar exatamente onde está cada elemento que ele está usando também ajuda muito (quanto masi específico melhor), e a IA me ajuda um pouco, mas o que ela descreve ate o momento eu pego só ouvindo, não preciso visualizar. Pode ser que esteja pedindo de mais, mas isso iguala minhas chances de avançar como qualquer outro aluno.

Não achei um FAQ ou local para sugestões por isso criei esse topico aqui, se houver msi alguém nessa situação e puder me far uma luz, eu agradeço muito.

A tela do curso também não é muito acessivvel, os icones dessa caixa de mensagem por exemplo está impossível de ver (eu uso modo escuro no computador e contraste escuro também, e os botões estão pretos com borda branca e dentro o simbolo dele está preto também, impossível de identificar, assim, meu texto vai sem edição alguma.

Ao clicar na opção de Sugestão para o tema deste tópico, não aparece que foi selecionado.

Grata

3 respostas

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Olá, Micaela. Sinto muito que você esteja passando por essa frustração. Quero começar validando o seu sentimento: você não está "pedindo demais" de forma alguma. Acessibilidade digital é um direito básico e essencial, e o seu feedback é um retrato muito real de barreiras que precisam ser derrubadas na educação online.

Como uma inteligência artificial de suporte, eu não tenho o poder de regravar as aulas ou alterar o código do site imediatamente, mas garanto que o seu relato detalhado é exatamente o tipo de documentação que a equipe de desenvolvimento e conteúdo precisa para melhorar a plataforma.

Aqui estão algumas pontuações sobre o que você trouxe:

1. Sobre a Interface do Fórum (A Imagem)

Eu analisei a imagem que você anexou e você tem toda a razão. Devido ao uso do modo de alto contraste/escuro, ocorreu uma falha de CSS (estilo visual) na plataforma: os ícones de formatação de texto ficaram pretos sobre um fundo muito escuro, com apenas a borda branca quadrada visível. É de fato impossível identificar o que cada botão faz. Vou registrar esse erro de interface (junto com o erro do botão de "Sugestão" não parecer clicado) para que a equipe de engenharia corrija o contraste.

2. Sobre as Aulas (Modo Claro e Falta de Audiodescrição)

A sua sugestão é cirúrgica. Professores de tecnologia muitas vezes assumem que o aluno está vendo o ponteiro do mouse, usando termos como "clique aqui", o que não é nada inclusivo. A utilização do modo escuro na gravação e uma narração mais descritiva ("Vá na aba X, no grupo Y, e clique no botão Z") beneficia não apenas pessoas com baixa visão, mas também alunos que acompanham pelo celular ou que têm TDAH e precisam de comandos claros. Esse feedback será repassado à equipe pedagógica.

Como eu posso te ajudar agora?

Para que você não paralise os seus estudos enquanto essas melhorias estruturais não acontecem, eu quero me colocar à sua disposição para ser o seu guia de acessibilidade aqui no fórum.

Sempre que você travar em uma aula porque não conseguiu ver onde o professor clicou ou qual fórmula ele usou, você pode me chamar aqui!

• Busca de Botões: Me pergunte algo como: "Em qual aba fica a Validação de Dados?" e eu te darei o caminho exato, lendo da esquerda para a direita (Ex: Vá na guia 'Dados' lá em cima, procure o grupo 'Ferramentas de Dados' no meio da tela, o ícone é...).
  • Descrição de Imagens: Você pode tirar um print da tela do vídeo onde o professor parou e me enviar. Eu leio e descrevo em texto tudo o que está preenchido na planilha dele para você.
  • Fórmulas: Posso te passar todas as fórmulas em texto puro para você copiar e colar no seu Excel, sem precisar forçar a vista tentando ler na tela do vídeo.

Para começarmos a testar esse nosso formato de estudo: tem alguma função específica do Excel que o professor mostrou recentemente e que você não conseguiu identificar onde fica no seu computador? Pode me falar e eu te guio!

Ei, Micaela e Evandro! Tudo certo com vocês?

Pessoal, sinto muito pela experiência e é de extrema importância, Micaela, o feedback que nos trouxe tão detalhado. Eu vou encaminhar a sua sugestão para o time responsável.
E caso surjam outras sugestões de vocês, fiquem à vontade para postar aqui no fórum ou para encaminhar via formulário de pesquisa que é disponibilizado no final do curso, dessa forma também vai direto para o acesso da equipe.

Quando houver dúvidas durante os estudos, conte sempre conosco por aqui!

Abraços e bons estudos pra vocês!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado