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[Sugestão] 8 - Desafio: hora da prática (Resolução)

// 8 - Desafio: hora da prática

// 8.1 Crie um programa que utilize o console.log para exibir uma mensagem de boas-vindas.
console.log('Boas vindas ao nosso site!');
// 8.2 Crie uma variável chamada "nome" e atribua a ela o seu nome. Em seguida, utilize o console.log para exibir a mensagem "Olá, [seu nome]!" no console do navegador.
// var para testar diretamente no console do navegador
let nome = 'Andreza'; // ou var = 'Andreza'; 
console.log(`Olá, ${nome}!`);
// alert('Olá, ' + nome + '!');
// 8.3 Crie uma variável chamada "nome" e atribua a ela o seu nome. Em seguida, utilize o alert para exibir a mensagem "Olá, [seu nome]!" .
let nomeAlert = 'Andreza'; // ou var = 'Andreza';
alert(`Olá, ${nomeAlert}!`);


// 8.4 Utilize o prompt e faça a seguinte pergunta: Qual a linguagem de programação que você mais gosta?. Em seguida, armazene a resposta em uma variável e mostre no console do navegador.
let linguagem = prompt('Qual a linguagem de programação que você mais gosta?');
console.log(`A linguagem de programação que você mais gosta é: ${linguagem}`);
/* 
8.5 Crie uma variável chamada "valor1"
e outra chamada "valor2", atribuindo a elas valores numéricos 
de sua escolha. Em seguida, realize a soma desses dois valores 
e armazene o resultado em uma terceira variável chamada 
"resultado". Utilize o console.log para mostrar a mensagem
"A soma de [valor1] e [valor2] é igual a [resultado]." 
no console.
*/
let valor1 = 10; // ou var = 10;
let valor2 = 20; // ou var = 20;

let resultado = valor1 + valor2; // ou var = valor1 + valor2;
console.log(`A soma de ${valor1} e ${valor2} é igual a ${resultado}.`);
/*
8.6 Crie uma variável chamada "valor1" 
e outra chamada "valor2", 
atribuindo a elas valores numéricos de sua escolha. 
Em seguida, realize a subtração desses dois valores 
e armazene o resultado em uma terceira variável 
chamada "resultado". 
Utilize o console.log para 
mostrar a mensagem 
"A diferença entre [valor1] e [valor2] é igual a [resultado]." 
no console.
*/

if (valor1 > valor2) {
    console.log(`${valor1} é maior que ${valor2}`);
    resultado = valor1 - valor2; // ou var = valor1 - valor2;
} else  {
    console.log(`${valor1} é menor que ${valor2}`);
    resultado = valor2 - valor1; // ou var = valor2 - valor1;
}
console.log(`A diferença entre ${valor1} e ${valor2} é igual a ${resultado}.`);
/*
8.7 Peça ao usuário para inserir sua idade com prompt. 
Com base na idade inserida, 
utilize um if para verificar se 
a pessoa é maior ou menor de idade, 
exibindo uma mensagem apropriada no console.
*/
let idade = parseInt(prompt('Digite sua idade:'), 10);

if (!isNaN(idade) && idade >= 0) {
    if (idade >= 18) {
        console.log(`Você tem ${idade} anos e é maior de idade.`);
    } else {
        console.log(`Você tem ${idade} anos e é menor de idade.`);
    }
} else {
    console.log("Idade inválida.");
}
/*
8.8 Crie uma variável "numero" 
e peça um valor com prompt 
verifique se é positivo, negativo ou zero. 
Use if-else para imprimir a respectiva mensagem.
*/
let numero = parseFloat(prompt('Digite um número:'));

if (isNaN(numero)) {
    console.log("Número inválido.");
} else if (numero > 0) {
    console.log(`${numero} é um número positivo.`);
} else if (numero < 0) {
    console.log(`${numero} é um número negativo.`);
} else {
    console.log(`${numero} é zero.`);
}
/*
8.9 Use um loop while para imprimir os números de 1 a 10 no console.
*/
let count = 1;
while (count <= 10) {
    console.log(count);
    count++;
}
/*
8.10 Crie uma variável "nota" e atribua um valor numérico a ela. 
Use if-else para determinar se a nota é maior ou igual a 7 
e exiba "Aprovado" ou "Reprovado" no console.
*/
let nota = 7; // ou var = 7;

if (nota >= 7) {
  console.log("Aprovado");
} else {
  console.log("Reprovado");
}
/*
8.11 Use o Math.random para gerar 
qualquer número aleatório e exiba esse número no console.
*/
let numeroAleatorio = Math.random();
console.log(`Número aleatório gerado: ${numeroAleatorio}`);
/*
8.12 Use o Math.random para gerar 
um número inteiro entre 1 e 10 e exiba esse número no console.
*/
let numeroAleatorio10 = Math.floor(Math.random() * 10) + 1;
console.log(`Número aleatório inteiro entre 1 e 10: ${numeroAleatorio10}`);
/*
8.13 Use o Math.random para gerar 
um número inteiro entre 1 e 10 e exiba esse número no console.
*/
let numeroAleatorio1000 = Math.floor(Math.random() * 1000) + 1;
console.log(`Número aleatório inteiro entre 1 e 1000: ${numeroAleatorio1000}`);
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Olá, Andreza! Como vai?

Muito bem! Continue resolvendo os desafios e compartilhando com a comunidade Alura.

Observei que você explorou o uso do prompt() para interagir com o usuário, utilizou muito bem o Math.random() para gerar números aleatórios e ainda compreendeu a importância do controle de fluxo com if else para tomar decisões com base nas entradas.

Uma dica interessante para o futuro é usar switch para simplificar múltiplas verificações de valor. Dessa forma:

let linguagem = prompt('Qual linguagem você está estudando?');

switch (linguagem.toLowerCase()) {
  case 'javascript':
    console.log('Excelente escolha para desenvolvimento web!');
    break;
  case 'python':
    console.log('Ótimo para ciência de dados e automações!');
    break;
  case 'java':
    console.log('Muito usado em aplicações corporativas!');
    break;
  default:
    console.log(`Legal! ${linguagem} também é uma linguagem interessante.`);
}

Isso faz com que o código fique mais organizado e legível quando há várias condições baseadas em um mesmo valor.

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