1
resposta

Sugestão

Olá! Estou acompanhando o módulo sobre cardinalidade e fiquei com uma dúvida em relação ao verbo escolhido para o relacionamento entre Score de Crédito e Clientes.

No vídeo, é utilizado o verbo "Conter/Pertencer". No entanto, ao longo da explicação, a cardinalidade é lida naturalmente como "um cliente pode consultar vários scores". Isso me fez pensar se "Consultar" não descreveria melhor a relação, já que a consulta é a ação real que acontece no negócio.

Uma sugestão: talvez "Consultar/Pertencer" fosse uma alternativa mais alinhada com a explicação verbal da cardinalidade, mantendo a leitura fluida nos dois sentidos (cliente consulta score / score pertence ao cliente).

1 resposta

Olá, Antonio, tudo bem?

O verbo "Consultar" realmente descreve a ação que ocorre no contexto de um cliente verificando seu score de crédito. Na modelagem de dados, é importante que os verbos utilizados nos relacionamentos reflitam as ações reais do negócio para garantir que o modelo seja intuitivo e fácil de entender.

A sua proposta de usar "Consultar/Pertencer" é uma boa alternativa, pois mantém a clareza tanto do ponto de vista do cliente (que consulta o score) quanto do score (que pertence ao cliente).

Portanto, sua sugestão é válida! Caso queira renomear o nome da relação, não há problemas!

Agradeço por compartilhar suas reflexões com a comunidade Alura.

Continue explorando essas interpretações durante seus estudos, pois essa atenção aos detalhes fortalece bastante o entendimento de entidades, relacionamentos e regras de negócio. ✨

Qualquer dúvida que surgir, compartilhe no fórum. Abraços e bons estudos!

Para saber mais:

Sugestão de conteúdo:

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!