1
resposta

Sugestão

Acho viável criar uma parte antes do início do curso que ensine o que é uma variável, bem como escrever sua primeira variável (digo, sem utilizar o jogo do número secreto).
É necessário ensinar primeiro o uso de entrada de um dado e de salvar um dado. Pode ser uma continha simples como :
y = z + r.
O estudante cria as variáveis, cria a continha, aprende a inserir os valores e depois a mostrar o resultado na tela.

Consegui entender melhor os passos porque eu já conhecia o conceito de IF e também os conceitos de entrada e saída de dados na tela por causa do C++ com os comandos como cin >> e cout << " ";

Sendo assim, fiz uma associação do que seria a sintaxe correspondente ao JS.

Falta uma base antes de começar a fazer o passo a passo das atividades. É necessário ensinar o óbvio.

Eu só fui entender que: ** let idade = prompt('Digite a sua idade');** criava, salvava e atribuia valor quando conferi minha atividade com o modelo de resposta estruturando o meu pensamento:

let (cria a variável).
idade é a variável
= atribui valor
prompt - abre uma caixa para a pessoa digitar algo.
(' Digite a sua idade') é a caixa com a mensagem.

1 resposta

Oi Geovani! Tudo joia?

Compreender o conceito de variáveis e como manipulá-las é fundamental em qualquer linguagem de programação, inclusive no JavaScript.

A sua ideia de começar com exemplos simples, como uma operação matemática básica, é uma ótima forma de introduzir esses conceitos. Por exemplo, criar variáveis como let x = 5;, let y = 10; e depois realizar uma operação como let resultado = x + y; ajuda a visualizar o processo de criação, atribuição e manipulação de valores.

Além disso, a comparação que você fez com C++ é muito válida. Entender como diferentes linguagens tratam a entrada e saída de dados pode realmente ajudar a solidificar o entendimento dos conceitos básicos de programação.

Espero que suas sugestões sejam consideradas, pois podem ajudar muitos outros estudantes a terem uma base mais sólida antes de mergulharem nas atividades mais complexas.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.