Acho viável criar uma parte antes do início do curso que ensine o que é uma variável, bem como escrever sua primeira variável (digo, sem utilizar o jogo do número secreto).
É necessário ensinar primeiro o uso de entrada de um dado e de salvar um dado. Pode ser uma continha simples como :
y = z + r.
O estudante cria as variáveis, cria a continha, aprende a inserir os valores e depois a mostrar o resultado na tela.
Consegui entender melhor os passos porque eu já conhecia o conceito de IF e também os conceitos de entrada e saída de dados na tela por causa do C++ com os comandos como cin >> e cout << " ";
Sendo assim, fiz uma associação do que seria a sintaxe correspondente ao JS.
Falta uma base antes de começar a fazer o passo a passo das atividades. É necessário ensinar o óbvio.
Eu só fui entender que: ** let idade = prompt('Digite a sua idade');** criava, salvava e atribuia valor quando conferi minha atividade com o modelo de resposta estruturando o meu pensamento:
let (cria a variável).
idade é a variável
= atribui valor
prompt - abre uma caixa para a pessoa digitar algo.
(' Digite a sua idade') é a caixa com a mensagem.