2
respostas

[Sugestão] 5 exercícios para melhorar a concentração e ter mais foco!

Respire fundo. O grande volume de atividades que fazemos em nosso dia a dia deixa a nossa mente muito agitada. ... Estimule sua memória. ... Estabeleça metas e prazos. ... Faça uma coisa de cada vez. ... Elimine as distrações.

2 respostas

Olá Alexandre,

Quero te dar os parabéns não só pelo seu entendimento no conteúdo do curso mais, principalmente, pelo que percebi da forma que você vem empregando esses fatores em sua vida. Você listou 3 pilares que fazem toda a diferença. 1) Estabeleça metas e prazos: Ao estabelecer metas com prazos definidos além de nos nortear sobre o que fazer essa prática também nos orienta sobre a importância (prioridade) que deve ser dada a cada demanda. 2) Faça uma coisa de cada vez: Você pontuou muito bem "o grande volume de atividades. No mercado de trabalho muitas vezes somos submetidos a jornadas insanas em que tudo é para ontem. Portanto, uma vez definido metas e prazos é uma prática saudável fazer uma coisa de cada vez. Assim, existe uma probabilidade de melhor qualidade, maior resolutividade e menor desgaste mental. 3) Elimine as distrações: Essas sem dúvidas a grande vilã da jornada diária. Sem essa consciência a pessoa tende a procrastinar, perder produtividade, ser menos eficaz.

Esses fatores normalmente são determinantes para se alcançar um propósito com eficácia. A falta dessas boas práticas tendem a levar ao fracasso ou, no mínimo, a resultados inferiores.

Vivo em busca constante de boas práticas visando aprefeiçoamento tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Aproveitando todo aprendizado e vivências aqui na Alura estou colocando em prática algumas estratégias para lidar melhor frente a esses aspectos que você mencionou. São eles:

1) Lista de Tarefas: Criei essa ferramenta que agora me ajuda diariamente. Além de evitar distrações eu consigo listar tudo que preciso fazer e ordená-las atribuindo prazo e prioridade. Além disso, não estou perdendo o fio da meada por esquecer determinadas tarefas. 2) Trello: Aproveitando o modelo passado aqui na Alura realizei alguns testes e inseri elementos que facilitam um controle e acompanhamento da minha jornada. Isso vem sendo importante pois consigo ter um dashboard visual fácil que me aponta onde concentrar meus esforços. Também evidencia minha produtividade e realizações. 3) Pomodoro: Implementei o uso da ferramenta pomodoro. Estou usando o software Pomodoro Tracker. Nele eu distribuo as tarefas diárias e sigo o fluxo da metodologia pomodoro. Isso potencializou meu índice de foco e alcance de resultados. É muito bom olhar as estatísticas nesse software e ver o resultado alcançado, o foco, a produtividade.

Todo esse conjunto vem sendo motivador. É muito gratificante finalizar uma jornada com a sensação de missão cumprida.

Caso ainda não esteja fazendo uso desses 3 elementos que listei acima deixo como sugestão e me coloco a disposição para troca de experiências.

Obrigado pelas suas considerações enriquecedoras.

Espero também que com minhas práticas possa colaborar e inspirar sua jornada.

Estimo sucesso em sua vida.

E se entender que referente a esse tópico a nossa conversa foi satisfatória por gentileza marque esse post como solucionado.

Muito bom, parabéns ! Para melhorar sua concentração, comece eliminando distrações e priorizando tarefas importantes. Pratique a atenção plena e a meditação para aumentar a capacidade de foco e diminuir a ansiedade. Aprenda a gerenciar seu tempo e definir metas claras para manter a concentração e a produtividade. Evite multitarefas e concentre-se em uma tarefa de cada vez para evitar distrações e aumentar a eficiência. Pratique o autocontrole e a disciplina para evitar a procrastinação e manter o foco nas tarefas em mãos. Exercite seu cérebro regularmente com jogos e atividades que estimulam a concentração e a memória.