Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
11
respostas

Sugestão

É complicado começar um curso onde o projeto já está todo configurado. Se o objetivo é o aprendizado então o projeto deveria ser do zero.

11 respostas

Ola, Humberto Ricardo !

O que ocorre é que em muitos casos, por exemplo, um curso de fundamentos de Java na Web, para rodar uma pagina JSP vamos precisar de no mínimo um contêiner web, geralmente usamos o tomCat e para esse exemplo, seria inviável o aluno ter que aprender tudo sobre tomCat antes, por isso, geralmente, a infra de um projetinho já vem pronta.

O mais importante é manter o foco do curso proposto. Se você tiver qualquer dúvida sobre qualquer assunto envolvido no seu treinamento, por favor, venha por meio de fórum e publique sua dúvida.

Abraços!

Boa noite Cristiano.

A principal dificuldade em projetos java é justamente fazer a configuração inicial (no meu caso). O resto é mais fácil pois torna-se repetitivo (jsp, html, js, bootstrap, etc).

Att,

Bom dia Humbert!

Certo, e sua dúvida sobre essa configuração inicial seria baseada em que ?

Dúvidas sobre o sistema operacional ? duvidas sobre frameWork ?

Vamos identificar exatamente qual é essa dúvida para resolvermos, blz ?

Abraço!

solução!

Boa tarde.

Entendi o que Humberto colocou. O curso se chama Servlets: Fundamentos....

O aluno terá dificuldades caso não tenha base sobre do que se trata um Servlet, um Servidor, etc. Começar o projeto do zero, torna a didática mais adequada.

Iniciei o curso do Alura após leitura de livro sobre Java para Web, assim ficou fácil de entender a primeira aula. No entanto, me coloquei na posição de uma pessoa que não tivesse lido nada sobre o assunto antes e tenho certeza de que poderia haver grande dificuldade em entender os conceitos básicos do que se está ensinando.

O conjunto de cursos do Alura contém material fantástico. Os professores demonstram dominar o assunto muito bem, mas sinto que, em alguns momentos, há um pecado quanto à introdução do básico sobre os temas. Por vezes, tenho a impressão de que estou assistindo uma aula voltada para quem já dominou o assunto e precisa apenas revisar o conceito.

Não preciso saber tudo sobre o TomCat, mas precisamos saber, por exemplo: o que é um servlet, por que preciso de um servidor, etc.

Não creio que seja difícil de resolver o problema, pois muitas vezes outras trilhas possuem exatamente o conceito básico que falta na introdução de um determinado curso.

Sugiro que cada trilha ou mesmo alguns cursos orientem o aluno quanto ao que é necessário dominar antes de iniciar as aulas de uma determinado assunto.

Obrigado.

Concordo com os cometários. O curso, que por sinal é muito bom, exige um mínimo de conhecimento básico do tema que será abordado. Talvez para quem realmente comece do zero falte "algo".

Boa Tarde Pessoal !

Essas sugestões e críticas são fundamentais para melhorar o conteúdo dos cursos.

Não deixem de enviar sugestões, porém, quando pintar uma dúvida utilizem o forum que é uma forma rápida de solucionar um problema ou nesse caso do "Curso Servlets: Fundamentos de Java na Web ", seria para suprir esse conteúdo mais básico que esta fazendo falta.

Abraços!

Olá Humberto Ricardo, segue um material da caelum que aborda conceitos básicos.

Me ajudou bastante: https://www.caelum.com.br/apostila-java-web/o-que-e-java-ee/

Olá pessoal, olá Marcelo Monteiro em especial. Marcelo, se eu captei corretamente, seria interessante que os cursos do Alura indicassem quais são seus pré-requisitos? Daí, o Aluno faz o curso X que possui pré-requisito, ele facilmente pode acessar o outro curso que é o pré-requisito. É isso?

Olá Humberto, isso o ajudaria você também? Mas eu entendo que no seu caso você gostaria de uma aula dedicada só para ensinar a configuração do servidor para que você possa se sentir mais seguro e saber o que está acontecendo. Certo?

E Humberto, ainda com você: você pode submeter sugestões, no próprio capítulo do alura que você está estudando há um link para isso chamado Sugira uma correção. Sei que não é uma correção em si, mas uma sugestão, não tem problema. Se você puder abrir uma sugestão com o que você postou no início dessa discussão será muito bom. Pode fazer?

Estamos de olho nas sugestões de vocês...

Boa noite Flávio Henrique.

A idéia é essa. Assim o aluno constrói uma base mais sólida no caso de não ter experiência prévia com o assunto.

Com certeza otimiza os estudos e valoriza ainda mais o Altura, pois o material é de muita qualidade (às vezes só basta saber onde está).

Obrigado pelo retorno.

Hugo, Marcelo e todos envolvidos nessa discussão. Vou fechar o Post. Vou levar a sugestão se vocês. Estamos de olho nessa questão das trilhas.

Pessoal, agora, quando vocês se matriculam em um novo treinamento, os pré-requisitos do treinamento são apresentados!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software