Se o Princípio de Pareto é representado por 80/20, sendo que aproximadamente 80% dos efeitos vêm dos 20% das causas. Acredito que é mais recomendável focar no que considera mais importante, algo que deva ser feito pois você quer o resultado de determinada ação, já que se tentarmos dar conta de tudo no fim não iremos conseguir nada, então é melhor ter em mente "uma coisa de cada vez".
As listas de tarefas podem sim ajudar, se forem feitas com um objetivo claro e prático, mas também podem dificultar se a preenchermos com tarefas e planos extensos, chatos e repetivos, vai ser cansativo e provavelmente não terá o funcionamento desejado - o que já aconteceu comigo algumas vezes, e o que fica é descontentamento por uma meta não alcançada.
A ideia é ter mente pontos pincipais, se planejar e colocar isso em prática associado a sua rotina, para que não atrapalhe os seus afazeres. Lembre-se das pausas - um curto período de descanso, para esse cronômetro de foco eu recomendo o método Pomodoro (25/5), uma técnica que consiste em dividir o trabalho/atividade em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos de 5min, depois desse ciclo - utilize a pausa longa para algo diferente, pode ser um descanso, uma música, socializar, assistir, ler ou algo que prefira, tendo em mente que depois deverá voltar ao foco.
E claro que não é necessário seguir isso, é somente uma sugestão, a técnica funcionou comigo e achei interessente poder compartilhar aqui! :)))))