3
respostas

sudo chmod g+s

Toda pasta que transmite a herança para os arquivos deve ter o "S" nas permissões? Não foi o que percebi testando, as pastas do meu home padrão transmitem a permissão definida nele sem ter este "S" nas permissões.

3 respostas

O comando chmod g+s ativa o que é conhecido como ID de grupo, o que significa que o diretório que receber esse comando fará com que todos os seus arquivos herdem grupo do diretório ao invés de herdarem o grupo primário de quem criou o arquivo. Sim, diretórios criados na sua home vão herdar o seu grupo e usuário pois esse é o padrão de herança da sua home, o comando em questão serve justamente para que diretórios não sigam esse padrão.

Olha o meu terminal, por exemplo: o dir2 herda os padrões de usuário e grupo da minha home, caroline caroline; já o dir1, no qual eu usei o chmod g+s não respeita as heranças home e começa a ditar suas prórias heranças caroline video. Você vai perceber também que o dir1 possui permissões drwxr-sr-x com o s enquanto o dir 2 não, os arquivos em ambos os diretórios herdam grupos mas os grupos são diferentes. Ficou mais claro?

exemplo shell linux

Boa tarde!

Se entendi, no exemplo, desde que não efetuamos o comando na pasta dir2, os arquivos "herdam o grupo primário de quem criou o arquivo." então imagino que:

Se o usuario "root" do grupo "root" criar um arquivo nesta pasta dir2, teremos como resultado: root - root. E se "root" criar um arquivo nesta pasta dir1, teremos como resultado: root - video.

Seria isso?

Exatamente! Acho que agora você pegou bem o conceito.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software