Oi Cassio, tudo bem?
Gostei muito da sua pergunta.
As empresas de tecnologia estão muito avançadas para monitorar o Customer Success no lançamento de aplicativos, sites e outras plataformas digitais. Mas como uma indústria, que possui processos e produtos mais complexos, pode compreender o sucesso do seu cliente?
O segredo está na compreensão do que é sucesso para o seu cliente. Ou seja, o que ele espera quando adquire um dos seus produtos?
Apesar de colocarmos o foco no produto, existem muitos outros pontos que geram valor para o cliente. Considerando que o sucesso pode ser entendido como uma soma de experiência e resultado, é fundamental considerar fatores como atendimento, suporte, pós-venda, tempo de entrega, preço do produto, entre outros.
Para compreender melhor o Customer Success na indústria, podemos nos basear em três pontos:
- Foco sempre no cliente: como é o sucesso do seu cliente e como você pode facilitar sua jornada? Ajudar seus clientes a extrair valor do seu produto mais rapidamente e com o menor atrito possível é essencial para o sucesso do cliente.
- O sucesso do cliente é em toda a empresa: embora seja benéfico ter membros da equipe dedicados ao sucesso do cliente, ele começa no nível executivo. Toda estrutura organizacional deve entender que eles desempenham um papel no sucesso do cliente.
- A venda é apenas o começo: pode ser tentador concentrar as metas de sucesso do cliente na aquisição, mas fazer a venda é apenas um ponto no ciclo de vida do cliente. Você precisa otimizar o sucesso do cliente em todo o funil de ciclo de vida do cliente.
Fonte: https://www.castgroup.com.br/blog/o-que-e-customer-success-e-como-aplicar-na-industria/