Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Sublime Text 2 ou 3

Ola boa tarde, companheiros da Alura,

comecei hoje meu curso na busca de me tornar um programador. e quero fazer isso de forma clara, sem carregar duvidas, portanto gostaria de consultar voces colegas e tutores nas seguintes questoes:

1- Eu uso como navegador padrao o Firefox, eu deveria mudar para o Chrome?

2- O Sublime Text tem uma versao beta disponivel (Sublime Text 3) segundo o site do programa essa versao possui melhorias em relacao a versao anterior qual seria a recomendacao de voces, baixar a versao estavel (Sublime Text 2) ou a mais atual (Sublime Text 3) e existe a necessidade de comprar o Sublime Text?

Desde ja agradeco a ajuda e colaboracao de todos, obrigado. Peco desculpas pela falta de acentuacao, eu uso um teclado alemao.

4 respostas
solução!

Oi Pedro, tudo bem? Seja bem vindo! Vamos lá pras suas dúvidas!

1 - Inicialmente isso não vai fazer muita diferença dependendo de que em que você vai programar, no geral, nos cursos há sempre uma dica, o Flávio nos cursos de JavaScript avançado por exemplo, recomenda usar o Chrome. Vejo isso muito como questão de gosto, no mínimo, use as versões mais recentes sempre.

A maioria dos desenvolvedores tem preferência pelo Chrome, mas isso não é uma regra, eu particularmente reveso bastante, e caso você pretenda ir para o mundo front-end, recomendo ter mais do que esses dois navegadores instalados para testes, Opera, Safari e Edge entram nessa lista.

2 - Você não precisa adquirir o sublime, apenas se quiser realmente. A versão 3 é a mais recente mas a versão 2 já é suficientemente boa pra muita coisa e ainda acredito que seja a mais usada. Há outros editores que são totalmente gratuitos e ainda muito usados, o Atom por exemplo é uma dessas opções. Outro que tem se mostrado interessando é o VS Code da Microsoft, que parece bastante com o Atom. Há também quem goste do Brackets, da Adobe.

No final, não importa muito qual desses editores você vai usar, mas sim como você vai usar, a dica é aprender os atalhos e melhores formas de utilizar. Pegou a ideia?

Ola Wanderson, muito obrigado por esclarecer tudo tao bem, eu vou continuar com o firefox e instalar outros para testar como voce disse, e em relacao ao sublime eu decidi instalar a versao mais recente mesmo e vou usando ele por enquanto pra me adaptar, quando eu pegar uma pratica boa com esse editor, talvez eu teste outros pra ver como e. Eu penso sim em ir pra area de front end, mas como eu sou bem iniciante mesmo, um amigo me disse pra fazer Logica de programacao primeiro e depois partir pro JavaScrip e outros. Acredito que seja uma boa opcao, mas estou aberto a qualquer dica em relacao a isso tambem.

Obrigado novamente, Abracos

Ótimo Pedro, o Sublime, atom e vs code são bem parecidos nos atalhos. Aproveita esse comecinho e vai testando o que acha melhor. Sobre os cursos, é isso mesmo, faça os de lógica, depois, em vez de ir direto para o de javascript, recomendo que faça os de HTML e CSS também, em paralelo ou em primeiro lugar até.

Não vá direto para os cursos de Javascript avançados sem antes passar pelo HTML e CSS. Tá bem? Depois dessas opções o mundo está aberto para mais opções como: node, angular, react, gulp, sass... tem muita coisa legal no caminho, mas sempre tenha certeza de conhecer bem o HTML e CSS.

E isso ai Wanderson, vamo que vamo!

Valeu demais pelas dicas, vou seguir sua recomendacao e fazer os de HTML5 e CSS3 antes do JavaScript.

(mais uma vez, desculpa a falta de acentos)