4
respostas

Suas metas em formato SMART

Utilizando suas respostas do exercício anterior, como você pode escrever suas metas em formato SMART?

S -> Dominar a linguagem de programação TypeScript para estar qualificado para uma vaga de estágio na área de tecnologia.

M -> Alcançar um nível de conhecimento suficiente para realizar projetos básicos e resolver problemas comuns com TypeScript, além de ser capaz de demonstrar habilidades práticas durante o processo seletivo.

A -> Sim, é possível aprender TypeScript com dedicação, utilizando recursos como cursos online, projetos práticos e apoio de comunidades de desenvolvedores.

R -> O aprendizado de TypeScript está diretamente alinhado ao meu objetivo de crescimento na área de tecnologia e à obtenção de uma vaga de estágio.

T -> Concluir a preparação antes do início das entrevistas do próximo processo seletivo.

4 respostas

Gostei!!

Obrigado Gloria!

o formato smart é maneira eficaz de se definir metas que sejam claras e atingíveis, como por exemplo, aprender a tocar violão para participar do coral nas missas de domingo:

No nível específico, a meta tem que sser clara e específica, não podendo ser meta de cunho vaga. Por exemplo: vou aprender a tocar violão.... No nível mensurável, a meta deve ser possível de medir, para que se possa acompanhar o quanto a meta este em progresso. Por exemplo: Vou tentar tocar 01 músicas simples no violão...

No nível atingível, a meta deve ser possível de alcançar. Por exemplo: Preciso aprender a tocar 02 músicas simples no violão em 01 mês...

No nível relevante, a meta deve ser importante e alinhada com o objetivo maior. Por exemplo: Preciso aprender a tocar violão para tocar no coral da missa de domingo....

No nível temporal, a meta precisa de cronograma definido. Por exemplo: Preciso aprender a tocar 03 músicas simples no violão até o final de março 2025...

Ademir

Para escrever minhas metas de aprendizado em formato SMART:

S (Específica): Definir claramente o que Eu quero aprender.

Quero aprender a programar em Python para desenvolver scripts automatizados no meu trabalho.

M (Mensurável): Estabelecer critérios para medir meu progresso e saber quanto alcançou sua meta.

Vou completar um curso online de Python e criar três scripts automatizados para tarefas específicas no trabalho.

A (Atingível): Certifiquei-se de que minha meta é realista e alcançável, considerando meus recursos e limitações.

"Vou dedicar 5 horas por semana ao estudo de Python, equilibrando com minhas outras responsabilidades.

R (Relevante): Garanti que minha meta é relevante e alinhada com meus objetivos maiores.

Aprender Python é relevante para minha carreira, pois me permitirá automatizar processos e aumentar minha eficiência no trabalho.

T (Temporal): Defini um prazo para alcançar minha meta, criando um senso de urgência e motivação.

Quero concluir o curso de Python e desenvolver os scripts automatizados dentro de três meses.

Com essas diretrizes, suas metas de aprendizado podem ser mais claras e alcançáveis.