Não tenho certeza se entendi plenamente a diferença entre os dois, acho que gostaria de ter mais exemplos do que existe em um Design System que não existe em um Style Guide. As animações de hover, press e click por exemplo se enquadram no que?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Não tenho certeza se entendi plenamente a diferença entre os dois, acho que gostaria de ter mais exemplos do que existe em um Design System que não existe em um Style Guide. As animações de hover, press e click por exemplo se enquadram no que?
Olá, Luppi, como vai?
Essa é uma ótima questão. Vamos lá: o Style Guide normalmente é um documento que reúne definições visuais, como paleta de cores, tipografia, espaçamentos e ícones. Ele ajuda a manter a consistência visual de um produto ou marca.
Já o Design System é mais abrangente. Além de incluir o que o Style Guide contém, ele traz também componentes reutilizáveis (como botões, cards, modais), padrões de interação, fluxos de navegação e até documentação de comportamento — como é o caso das animações que você mencionou. Animações de hover, press e click são definidas em Design Systems para garantir uma experiência consistente em todos os produtos e plataformas.
Por exemplo:
Espero ter ajudado!
Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar.
Abraços :)
Entendi melhor, agradeço! Sendo assim, o que diferencia Style Guide de Identidade Visual?
Oi, Luppi.
A Identidade Visual é a representação gráfica e visual de uma marca ou produto. Ela abrange elementos como o logotipo, cores principais, tipografia e ícones que comunicam a personalidade da marca. Em geral, é mais ampla e estratégica, focada em transmitir a essência e os valores de uma marca.
Já o Style Guide é um documento que organiza essas diretrizes visuais de forma mais técnica, funcionando como um manual de uso da Identidade Visual no dia a dia, garantindo que a comunicação visual seja consistente em todos os pontos de contato.
Por exemplo:
Sugestão de conteúdo para você mergulhar ainda mais sobre o tema:
O fórum está à disposição sempre que você precisar.
Conte com a gente :)