1
resposta

String com expressões numéricas

Pelo que eu vinha entendendo das aulas o JS interpreta os números ou expressões numéricas fora dos parênteses como string, então não entendi pq nessa questão não funcionou assim, é uma exceção?

1 resposta

Oi, tudo bem com você?

Não se trata de uma exceção, mas não é necessário colocar entre parênteses o número que utilizaremos para realizar a operação matemática, pois o JavaScript interpreta corretamente a ordem para fazer os cálculos, avaliando primeiro a divisão e depois a multiplicação. Mas, é imprescindível que a função document.write() tenha parênteses, pois em seu interior será atribuído um parâmetro.

Uma das alternativas apresentadas no exercício traz o seguinte código:

<meta charset="UTF-8">
<script>
    document.write:"Eu acertei: " + 15/50*100 + "%" ;
</script>

Há um erro de sintaxe no código acima, que ocorre pela presença dos dois pontos ao invés dos parênteses. Portanto, a maneira correta de escrever a função é:

<meta charset="UTF-8">
<script>
    document.write("Eu acertei: " + 15/50*100 );
</script>

Perceba que não colocamos a operação numérica entre parênteses, reforço, o JavaScript vai realizar a conta na ordem correta e depois concatenar.

O que está entre parênteses é a string , o parêmtetro que atribuimos a document.write(), que por sua vez, contém uma operação numérica que não precisa estar dentro de outro parênteses.

Espero ter ajudado a entender a questão!

Caso surjam dúvidas, estaremos à disposição aqui no fórum.

Bons estudos e a gente se vê!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!