Boa tarde. Estou desenvolvendo um projeto pessoal para fixar todos os conceitos e conteúdo estudado no curso até então, porém aplicando em uma escala maior.
Nesse projeto estou simulando uma empresa para desenvolvimento de games, e no momento a empresa possui 4 setores. Esses setores se dividem em Artistas, Programadore, RH e Modeladores 3D.
Já consegui atribuir IPs automaticos para cada host dentro da empresa através do DHCP vindo do Roteador e montei conexões de redundância. Abaixo um print da arquitetura atual
Todos os usuários conseguem se comunicar entre si sem problemas, porém o protocolo STP não está bloqueando algumas rotas para Otimizar o tráfego de pacotes na rede. Quando efetuo um ping do RH para um usuário dos Artistas ou Programador. o switch central manda a mensagem para todos quando recebe a resposta do roteador. Mesmo mostrando que esta efetuando o protocolo STP
A única configuração que fiz diferente dos explicados no curso foi configurar todas as portas de intersecção com os outros dispositivos de redes (Switches) manualmente para modo trunk.
O que posso fazer para contornar este problema e manter o trafego otimizado, porém com redundância?
Agradeço