Como construir um bom storytelling?
Como construir um bom storytelling?
Olá, José! Tudo bem?
Vejo que você está interessado em aprimorar suas habilidades de storytelling, o que é uma excelente estratégia para a construção da sua marca pessoal. Vamos lá!
Mensagem: É o ponto central da sua história. Deve ser impactante e bem construída para envolver a audiência. Por exemplo, se você é um empreendedor, a mensagem pode ser sobre como você superou desafios para criar seu próprio negócio.
Ambiente: É o cenário onde a história se desenrola. Ele ajuda a contextualizar a história e pode trazer simbologias importantes para o enredo. No exemplo anterior, o ambiente pode ser a cidade onde você iniciou seu negócio.
Personagem: São os atores da sua história. Podem ser você mesmo, pessoas que te inspiraram, adversários, entre outros. No nosso exemplo, você é o personagem principal, mas talvez haja um mentor que te ajudou no caminho.
Conflito: É o problema ou desafio que o personagem deve enfrentar. É a parte que gera expectativa e engajamento no público. No caso do empreendedor, o conflito pode ser a dificuldade para obter financiamento inicial.
Além desses elementos, a aula também menciona a "Jornada do Herói", um conceito de Joseph Campbell que descreve uma série de passos comuns a muitas histórias. Essa jornada pode ser uma excelente estrutura para o seu storytelling.
Por fim, a aula sugere algumas lições a partir da história de Richard Turere, que podem ser úteis para você:
Lembre-se, o storytelling é uma arte e, como tal, requer prática. Não tenha medo de experimentar diferentes abordagens e ver o que funciona melhor para você e para o seu público.
Bons estudos!