Fazer-se ser compreendido de uma maneira mais fluida é importantíssimo para analise de dados e futuras tomadas de decisão. Os dados em si são fundamentais, mas eles precisam fazer sentido pra quem está sendo apresentado.
Fazer-se ser compreendido de uma maneira mais fluida é importantíssimo para analise de dados e futuras tomadas de decisão. Os dados em si são fundamentais, mas eles precisam fazer sentido pra quem está sendo apresentado.
Olá, Gabrielly! Tudo bom? Espero que sim!
Ótima colocação. Um gráfico bem construído é um gráfico que passa a informação de maneira clara e direta para o público da qual está sendo exposto. E todo o storytelling dessas apresentações precisam ser direcionado ao público que vai receber a informação, e dentro do contexto da relação que estes possuem com esses dados, ou seja, de apresentar de qual maneira isso pode ajudá-los a tomar alguma medida.
Uma recomendação bem legal sobre storytelling é o livro "Storytelling com Dados", da Cole Nussbaumer, que comenta algumas dicas de como melhorar em apresentações, tanto na parte gráfica e visual quanto em questões de avaliar seu público e como trazer a informação a tona.
Se ainda tiver alguma dúvida, estou por aqui. Ótimos estudos e grande abraço!
Muito Obrigada Gabrielly e Marcus pelo aprofundamento do contextos sobre storytelling. Eu concordo que quanto mais a gente entende os dados, mais precisamos organizar as ideias para explica-los. Nada melhor que contar uma história com o passo a passo para apresentar os dados de forma que façam sentido. Muitas vezes, percebemos que um dado tecnico pode não ser interessante para a visualização do cliente final. Mas pra gente que esta montando a apresentação dos dados as vezes é até dolorido deixar de colocar uma informação pronta e super clara ao nosso ver, não é mesmo? :P Criar storytelling também é praticar o desapego, certo? rsrs
No contexto do Alura Market eu entendo que primeiro é necessário entender um pouco mais sobre as métricas criadas, as relações de interesse quanto a análise desses dados para depois definir a história que será contada. Há algum problema com as vendas que precisam ser melhoradas ou os dados analisados já são suficientes para a organização do storytelling?
Obrigada :)