Existe um guideline de perguntas a serem feitas para montar o storytelling ao desenvolver o data visualization?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Existe um guideline de perguntas a serem feitas para montar o storytelling ao desenvolver o data visualization?
Olá Ana!
Tudo bem?
Acredito que não exista uma estrutura rígida de perguntas que sempre devem ser feitas. Acho que cada caso é um caso e com a experiência você vai ganhando essa habilidade analítica de quais perguntas te ajudarão a construir o storytelling naquele caso específico.
Algumas perguntas que eu sempre gosto de fazer é:
Qem é o meu público alvo?
Qual é o tempo que terei para fazer minha apresentação?
Quais são as cores que irei utilizar?
Qual é o começo, meio e fim da história que irei contar?
Se você pensou em mais alguma pergunta interessante que pode ajudar na construção do storytelling compartilhe aqui com a gente!
Abraços!
Boa tarde!
Achei a pergunta da Ana bem interessante, assim como a resposta do Daniel. Também penso bastante no objetivo daquele dado, qual é motivador daquela informação? Entendo que a minha escolha em como trabalhar e exibir esses dados traz nuances da informação que podem ser ocultas em análises gerais e exploratórias.