Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Sticky Session em EC2 morto pelo Auto Scaling

Olá Pessoal,

durante o curso vimos a opção do Sticky session para resolver o problema dos Cookies e direcionar o cliente sempre para a mesma instância. Possuo uma dúvida:

  • Se durante o login do cliente ele receber o cookie da primeira instância e enquanto ele estiver logado o autoscaling mata essa instância por baixo uso da cpu. Como fica a questão do Sticky Session? Ele vai redirecionar para a página de login novamente ?

    Obrigado

1 resposta
solução!

Oi Diogo, tudo bem?

Isso mesmo. O mesmo vai acontecer se a instância sofrer um pico e sobrecarregar. Nesse caso é necessário salvar a sessão em uma fonte externa (um NoSQL como Redis ou Memcached é uma boa pedida) para que as demais instâncias consigam recuperar o estado para continuar com o usuário.

Se estiver usando o Tomcat (como no curso), vai precisar usar um Session Manager pro banco de dados que escolher. Abaixo um Session Manager para Tomcat 8 que salva a sessão no Redis.

https://github.com/leonardocordeiro/tomcat-redis-session-manager

Abraços!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software