boa tarde, não consegui entender pela aula nem pela documentação, o que essas configurações fazem. Alguém podia me explicar detalhadamente o que cada uma das três faz?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
boa tarde, não consegui entender pela aula nem pela documentação, o que essas configurações fazem. Alguém podia me explicar detalhadamente o que cada uma das três faz?
Oiii Yago, como você está? Espero que esteja bem ^-^
Antes de partir para esses conceitos, vale mencionar sobre o que é um arquivo estático, que nada mais é do que arquivos que são enviados para o servidor do mesmo modo como estão na nossa máquina. Sendo assim, toda vez que carregamos o site, esses arquivos são apresentados da mesma forma. Arquivos de folha de estilo (CSS), Javascript e imagens são tratados como arquivos estáticos.
No Django, a nomenclatura para essa pasta segue um valor padrão: static. Porém, caso além da pasta static quisermos direcionar outra pasta para o django procurar por arquivos estáticos, podemos fazer isso através da configuração STATICFILES_DIR. Essa configuração serve para mostrarmos ao django caminhos adicionais para que ele procure arquivos estáticos.
Já a configuração STATIC_ROOT está relacionada a quando colocamos o nosso site no ar, ela deve armazenar o caminho onde ficará os arquivos estáticos após executarmos o comando python manage.py collectstatic, que irá gerar uma cópia de todos os nossos arquivos estáticos (incluindo os listados em STATICFILES_DIR) para que possamos colocá-los em um servidor. Então imagine que temos vários aplicativos no projeto e cada um tem sua pasta static, quando executarmos o collectstatic, ele juntará todos esses arquivos em uma mesma pasta no caminho que foi determinado em STATIC_ROOT, como mostro abaixo:

Já a configuração STATIC_URL é a URL de acesso que o django irá usar para procurar os nossos arquivos estáticos. Ao fazermos: STATIC_URL = '/static/', estamos definindo que internamente o django faça algo como: http://localhost:8000/static/imagem.png para procurar algum recurso solicitado.
Espero ter ajudado! Qualquer dúvida estou a disposição.
Abraços e bons estudos!