1
resposta

{% static 'nome_do_estatico' %} Code Smell

Olá a todos,

Minha duvida é simples e semelhante a uma outra pergunta não respondida aqui no Fórum.

Ao assistir a aula me deu uma pequena 'coceira' no dedo quando tivemos que passar o {% static '...' %} em todo o arquivo HTML.

Além de achar estranho ter que utilizar - de acordo o professor - código Python direto no HTML, o problema se intensifica quando imaginar a possibilidade de termos, por exemplo, 100 ou mais arquivos estáticos sendo carregados em nossa pagina. Não me parece uma boa prática a tática usada em aula.

Minha dúvida é se, por se tratar de uma aula básica, apenas para apresentar os conceitos, o exemplo foi supersimplificado para nosso entendimento? Se sim, há uma maneira melhor de se realizar? Qual?

De qualquer forma, continuarei com o curso e formação, além de também buscar em outras fontes. Caso encontre uma resposta postarei aqui mesmo para compartilhar o conhecimento.

Agradeço a atenção de todos Até

1 resposta

Olá João, tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora em lhe responder.

Uma boa prática para eliminar essas repetições frequentes de código dentro de um arquivo HTML, é criação de um arquivo geral que conterá a base (base.html) para o funcionamento das páginas, e podemos fazer o uso das partials irão conter pequenas partes da página, como por exemplo, cabeçalho e rodapé.

Na aula Estendendo html o professor irá ensinar como realizar essa refatoração do código HTML, removendo a duplicidade de código.

Na aula Nomes de receitas dinâmicas será realizado outra refatóração do código, adicionando a criação dinâmica de receitas, reduzindo assim o código contido no arquivo index.html.

Essa preocupação é super válida, meus parabéns por compartilhá-la com a comunidade e por levantar esse questionamento. E quanto a postagem, mencionada enviei uma resposta a pouco, você pode conferi-la acessando no seguinte: link

Lembre-se que pode contar sempre com o fórum Alura, seja para tirar suas dúvidas ou para compartilhar o seu desenvolvimento.

Fico à disposição.

Abraços e bons estudos.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!