Eu sempre tive dúvidas referentes aos conceitos de stateless e stateful. O meso conceito se aplica a várias tecnologias? Enfim... Teria um bom material que me ajudaria a ter em mente esses conceitos?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Eu sempre tive dúvidas referentes aos conceitos de stateless e stateful. O meso conceito se aplica a várias tecnologias? Enfim... Teria um bom material que me ajudaria a ter em mente esses conceitos?
Oi Leandro, tudo bem ?
Cara você chegou a ver nosso curso de ejb ?
Lá mostramos um pouco dos dois mundos.
Além disso tem um outro caso bacana, para tentar te explicar.
Quando trabalhamos com Spring, VRaptor, usamos um MVC baseado em ação, o que dizemos com ele é que para cada request é executado algo, mas não mantém o estado da aplicação, o que representa o comportamento de Stateless.
Já JSF, que se basea num MVC baseado em componentes, onde as coisas se mantem, esse comportamento é o que chamaos de Statefull.
Boa noite Matheus,
Sim, estou fazendo esse curso e no capítulo 2 me gerou essa dúvida... Mas deu para ficar claro. Tudo tem a ver com o estado da aplicação.
Mas se tiver sugestão de leitura, ficaria grato [desde que a leitura seja amigável ao usuário final ;)]
Abraço!