Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

@Stateless e abstract classes

As classes Repositório da aplicação que estou desenvolvendo são EJB Stateless. Acontece que tem código que dá pra ser escrito uma vez só. Então estou com o objetivo de criar uma classe abstrata com os métodos mais comuns já implementados e os meus repositórios estenderiam esta classe. Mas aí veio a dúvida, quem eu anotaria com @Stateless, a classe abstrata ou as classes concretas?Até realizei um teste e funcionou mas gostaria de saber se existe alguma recomendação pra este tipo de situação.

Obrigado.

2 respostas
solução!

Marco, eu não tenho certeza também, pois eu estou iniciando meus estudos de EJB por agora, porém, pelo o que eu pesquisei, segundo a especificação do EJB, isso não é possível:

4.9.2 Session Bean Class

The following are the requirements for the session bean class:

The class must be defined as public, must not be final, and must not be abstract. The class must be a top level class.

Logo, devido ao EJB Container necessitar controle total sobre este Bean, ele não pode ser final e nem abstract.

Mas vale a pena pesquisar, abraços!

JSR 318: Enterprise JavaBeansTM,Version 3.1 http://download.oracle.com/otndocs/jcp/ejb-3.1-pfd-oth-JSpec/

Você tem razão, Renato. Eu não havia conferido a especificação. Obrigado !

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software