1
resposta

Startapp receitas não funciona

Olá,

Olha pessoal, este já é o segundo post em que me sinto na obrigação de fazer, porque eu estou tendo muitas dificuldades em seguir o curso por conta dos comandos dados pelo professor (que usa MAC) não funcionarem no meu ambiente (que uso Windows10) da forma em que ele demonstra.

Nesta aula o professor nos instrui a abrir um segundo terminal (o primeiro ja estava com o (venv) aberto) e digitar o comando:

python manage.py startapp receitas

Mas não funcionou, deu erro.

Solução(no meu caso): Reabrir o (venv) no novo terminal foi que resolveu o meu problema. (mesmo com a indicação de que já estaria aberto)

1 resposta

Oii José, como você está?

Também utilizo o Windows 10 e para abrir um segundo terminal já com o ambiente virtual ativado, precisamos selecionar como terminal padrão o PowerShell e também devemos nos certificar que o interpretador do Python está selecionado. Deixo abaixo um passo a passo dessa configuração:

1 - Certifique o interpretador do ambiente virtual está selecionado no canto inferior esquerdo do vscode:

Interpretador do Python

2 - Caso não esteja dessa forma, aperte Ctrl + Shift + P e digite: "python: select interpreter"

Python select interpreter no vscode

3 - Na tela que se abrir, selecione a pasta de seu ambiente virtual, como mostro abaixo:

Selecionando ambiente virtual no vscode

Ou digite manualmente: .\venv\Scripts\python.exe

4 - Agora vamos alterar o terminal padrão para ser o PowerShell. Aperte Ctrl + Shift + P e digite: "terminal: select default profile"

Terminal padrão do vscode

5 - Na tela que se abrir, selecione o PowerShell:

Selecionando o PowerShell

6 - Se o seu terminal tiver aberto, feche o mesmo clicando em Kill terminal:

Matando o processo do terminal

7 - Agora, reabra o terminal (o atalho é Ctrl + J) e a venv será ativada automaticamente.

Qualquer dúvida estou a disposição.

Grande abraço e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software