1
resposta

Start-Pentaho não inicia

Olá, boa noite! Estou acompanhando o curso do Pentaho, mas agora que chegou no servidor, fiz tudo que o professor indicou, mas o arquivo start-Pentaho abre e fecha rapidamente e não dá nenhum erro. Ou seja, não inicializa o servidor. Já tentei as variáveis de ambiente e quando eu mudo pro JAVA 7 não abre o PDI, aí voltei pro JAVA 8 de novo, e atualmente está assim: PENTAHO_JAVA_HOME: C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_333\jre. Alguém poderia me ajudar? Obrigada!

1 resposta

Olá Luciana, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em obter um retorno.

Uma possível solução para esse problema é verificar se a porta 8080 está sendo utilizada por outro software em seu computador. Como mencionado pelo professor no texto do curso, a porta 8080 é comumente utilizada por outros programas.

Para resolver isso, você pode modificar o número da porta no arquivo de configuração do Tomcat. O arquivo que você precisa editar é o "server.xml", localizado na pasta "conf" do diretório do Pentaho Server. Procure pela linha "Connector URIEnconding" e altere o número da porta para um valor diferente, como por exemplo, 8088.

Após salvar as alterações, tente iniciar novamente o Pentaho Server e acesse-o através do navegador utilizando o novo número da porta. Por exemplo, se você alterou para 8088, digite "http://localhost:8088/" no navegador.

Lembre-se de utilizar um navegador como o Chrome ou Firefox, pois o Internet Explorer pode ter problemas com o JavaScript do Pentaho.

Bons estudos!

Sucesso

Um grande abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software