Olá Luciana, tudo bem?
Peço desculpas pela demora em obter um retorno.
Uma possível solução para esse problema é verificar se a porta 8080 está sendo utilizada por outro software em seu computador. Como mencionado pelo professor no texto do curso, a porta 8080 é comumente utilizada por outros programas.
Para resolver isso, você pode modificar o número da porta no arquivo de configuração do Tomcat. O arquivo que você precisa editar é o "server.xml", localizado na pasta "conf" do diretório do Pentaho Server. Procure pela linha "Connector URIEnconding" e altere o número da porta para um valor diferente, como por exemplo, 8088.
Após salvar as alterações, tente iniciar novamente o Pentaho Server e acesse-o através do navegador utilizando o novo número da porta. Por exemplo, se você alterou para 8088, digite "http://localhost:8088/"
no navegador.
Lembre-se de utilizar um navegador como o Chrome ou Firefox, pois o Internet Explorer pode ter problemas com o JavaScript do Pentaho.
Bons estudos!
Sucesso ✨
Um grande abraço!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!