Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

SSH RECUSADO OU

Já olhei todos as duvidas daqui, já fui no GPT, GEMINI e nada resolve, não sei se o problema é que estou utilizando o GNOME BOXES ou se é o proprio Fedora. o gnome boxes nao permite alterar rede, firewall não deixa ser alterado. OQ FAZER? o ssh parece normal, está ativado e tudo.!

2 respostas

Olá!

Iniciamos verificando alguns pontos básicos:

1. Verifique o IP da VM: Certifique-se de que você está usando o endereço IP correto da sua máquina virtual. Na VM, execute ip addr e anote o endereço IP associado à interface de rede, geralmente algo como 192.168.x.x.

2. Teste a conectividade: Tente pingar o IP da VM a partir do seu host para garantir que há conectividade. No terminal do host, execute:

ping <IP-da-VM>

Se o ping não funcionar, pode ser um problema de rede.

3. Configurações de rede do GNOME Boxes: O GNOME Boxes pode ter limitações em relação à configuração de rede. Se possível, tente usar o VirtualBox ou o VMware, que oferecem mais controle sobre as configurações de rede.

4. Firewall: Mesmo que você tenha mencionado que não consegue alterar o firewall, verifique se o SSH está permitido. Na VM, execute:

sudo firewall-cmd --list-all

Certifique-se de que o serviço SSH está na lista de serviços permitidos. Se não estiver, tente adicionar:

sudo firewall-cmd --permanent --add-service=ssh
    sudo firewall-cmd --reload

5. Serviço SSH: Verifique se o serviço SSH está realmente ativo e funcionando na VM. Na VM, execute:

sudo systemctl status sshd

Se não estiver ativo, inicie-o com:

sudo systemctl start sshd

6. Porta SSH: Certifique-se de que a porta padrão (22) não está sendo bloqueada ou usada por outro serviço. Você pode verificar isso com:

sudo netstat -tuln | grep :22

Se após essas verificações ainda não conseguir acessar via SSH, considere mudar para uma ferramenta de virtualização diferente, como o VirtualBox, que pode oferecer mais flexibilidade nas configurações de rede e firewall.

Bons estudos!

solução!

Infelizmente não funcionou, melhor trocar de ferramenta mesmo.