2
respostas

SSH no Windows 11 Pró

Olá Pessoal...

Estou no curso de DEVOPs com Linux e em dado momento é sugerida a "validação" da conexão com a VM através do seguinte comando (via CMD): ssh usuário@ip

Estou obtendo como retorno: ssh: connect to host 192.nnn.n.nn port 22: Connection refused. Já criei regra (no firewall do W11) para liberação total da porta 22 (reiniciando a CPU em seguida), mas o problema persiste.

Alguém consegue dar uma ajuda ?

Desde já agradeço

2 respostas

Olá Reinaldo. Tudo bem?

Esse erro "Connection refused" geralmente indica que o serviço SSH não está rodando na máquina que você está tentando acessar, ou que a máquina não está configurada para aceitar conexões SSH na porta 22.

Aqui estão algumas coisas que você pode verificar:

1. Acesse a máquina virtual diretamente e execute o comando sudo systemctl status ssh (ou sshd dependendo da distribuição) para verificar se o serviço SSH está ativo. Se não estiver, você pode iniciá-lo com sudo systemctl start ssh.

2. Verifique se o IP que você está usando está correto. Às vezes, o IP pode mudar, especialmente se você estiver usando DHCP.

3. Se a VM estiver configurada para usar NAT, pode ser necessário configurar o redirecionamento de porta para permitir o acesso externo. Caso esteja usando uma configuração de bridge, certifique-se de que a rede esteja corretamente configurada.

4. Se possível, tente conectar à VM a partir de outro dispositivo na mesma rede para ver se o problema persiste. Isso pode ajudar a identificar se o problema está na configuração da VM ou na máquina de onde você está tentando se conectar.

Espero que essas dicas ajudem a resolver seu problema. Bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!

Olá Renan, Grato pelos esclarecimentos. Meu caso se enquadrou na opção 1 (no curso de Devops não há menção para "marcar a caixa" correspondente ao INSTALL SSH SERVER. E foi exatamente aí que deu ruim. Vasculhei algumas bibliotecas e identifiquei esse detalhe no curso de Linux (logo no começo há explicação/orientação a respeito do SSH (especificamente).

Grato por sua atenção e ajuda.

Abraço