Boa noite. Estou tendo esse problema que não me deixa conectar o cmd com a VM por conta dessa "port 22" :connection refused me ajudem a corrigir assim que possivel.
Atenciosamente
Boa noite. Estou tendo esse problema que não me deixa conectar o cmd com a VM por conta dessa "port 22" :connection refused me ajudem a corrigir assim que possivel.
Atenciosamente
Olá, Renes!
Esse erro "connection refused" ao tentar acessar uma máquina via SSH geralmente indica que a conexão não está sendo aceita pelo servidor. Aqui estão algumas sugestões para resolver o problema:
Verifique o Serviço SSH: Certifique-se de que o serviço SSH está rodando na máquina virtual. Você pode fazer isso acessando a VM diretamente (se possível) e executando o comando sudo systemctl status ssh
ou sudo service ssh status
. Se o serviço não estiver ativo, você pode iniciá-lo com sudo systemctl start ssh
ou sudo service ssh start
.
Firewall: Verifique se o firewall da sua máquina virtual está bloqueando a porta 22. Você pode ajustar as configurações do firewall para permitir conexões na porta 22. No Ubuntu, por exemplo, você pode usar o comando sudo ufw allow 22
.
Configuração de Rede: Verifique as configurações de rede da sua máquina virtual no VirtualBox. Certifique-se de que a interface de rede está configurada corretamente, por exemplo, como "Bridged Adapter" ou "NAT", dependendo de como você deseja acessar a VM.
Endereço IP: Confirme que o endereço IP que você está usando para se conectar é o correto. Você pode verificar o IP da sua VM usando o comando ifconfig
ou ip addr
dentro da VM.
Arquivo de Configuração SSH: Verifique se o arquivo de configuração do SSH (/etc/ssh/sshd_config
) está configurado para permitir conexões na porta 22. Procure pela linha Port 22
e certifique-se de que não está comentada.
Bons estudos!
também tive dificuldade com esse erro fiz todas as configurações e percebi que tinha que instalar o ssh no terminal do linux após isso conectou no terminal windows