Boa noite. Estou tendo esse problema que não me deixa conectar o cmd com a VM por conta dessa "port 22" :connection refused me ajudem a corrigir assim que possivel.
Atenciosamente
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Boa noite. Estou tendo esse problema que não me deixa conectar o cmd com a VM por conta dessa "port 22" :connection refused me ajudem a corrigir assim que possivel.
Atenciosamente
Olá, Renes!
Esse erro "connection refused" ao tentar acessar uma máquina via SSH geralmente indica que a conexão não está sendo aceita pelo servidor. Aqui estão algumas sugestões para resolver o problema:
Verifique o Serviço SSH: Certifique-se de que o serviço SSH está rodando na máquina virtual. Você pode fazer isso acessando a VM diretamente (se possível) e executando o comando sudo systemctl status ssh ou sudo service ssh status. Se o serviço não estiver ativo, você pode iniciá-lo com sudo systemctl start ssh ou sudo service ssh start.
Firewall: Verifique se o firewall da sua máquina virtual está bloqueando a porta 22. Você pode ajustar as configurações do firewall para permitir conexões na porta 22. No Ubuntu, por exemplo, você pode usar o comando sudo ufw allow 22.
Configuração de Rede: Verifique as configurações de rede da sua máquina virtual no VirtualBox. Certifique-se de que a interface de rede está configurada corretamente, por exemplo, como "Bridged Adapter" ou "NAT", dependendo de como você deseja acessar a VM.
Endereço IP: Confirme que o endereço IP que você está usando para se conectar é o correto. Você pode verificar o IP da sua VM usando o comando ifconfig ou ip addr dentro da VM.
Arquivo de Configuração SSH: Verifique se o arquivo de configuração do SSH (/etc/ssh/sshd_config) está configurado para permitir conexões na porta 22. Procure pela linha Port 22 e certifique-se de que não está comentada.
Bons estudos!
também tive dificuldade com esse erro fiz todas as configurações e percebi que tinha que instalar o ssh no terminal do linux após isso conectou no terminal windows