Fiquei com um pouco de dúvida sobre esse termo.
Qual a sua utilidade atualmente e como que o mesmo funciona por debaixo dos panos, teria algum artigo ou vídeo de referência? Agradeço desde já.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Fiquei com um pouco de dúvida sobre esse termo.
Qual a sua utilidade atualmente e como que o mesmo funciona por debaixo dos panos, teria algum artigo ou vídeo de referência? Agradeço desde já.
Olá Diogo, tudo bem?
O SSH (Secure Shell) é um protocolo de rede criptografado que permite a conexão segura entre dois dispositivos. Ele é muito utilizado atualmente para acessar servidores remotos de forma segura e gerenciar esses servidores através da linha de comando.
Basicamente, o SSH funciona através da geração de uma chave pública e uma chave privada. A chave pública é armazenada no servidor remoto e a chave privada é armazenada no dispositivo que deseja se conectar ao servidor. Quando ocorre a conexão, o servidor verifica se a chave pública do dispositivo que está tentando se conectar é a mesma que está armazenada no servidor. Se as chaves coincidirem, a conexão é estabelecida.
Existem diversos artigos e vídeos disponíveis na internet que explicam mais detalhadamente o funcionamento do SSH e como utilizá-lo. Eu recomendo o seguinte artigo do site DigitalOcean: https://www.digitalocean.com/community/tutorials/ssh-essentials-working-with-ssh-servers-clients-and-keys.
Bons estudos!
Obrigado Lucas!