Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

SSD's e seus chips

Eu não consegui entender detalhadamente como o SSD recebe as informações no chip (fisicamente falando) e as armazena, alguém poderia me explicar como isso acontece?

2 respostas
solução!

Olá, Marcos! Entendo que a tecnologia por trás dos SSDs pode parecer um pouco complexa, mas vou tentar simplificar para você.

Os SSDs, ou Unidades de Estado Sólido, são compostos por chips eletrônicos que armazenam as informações. Eles utilizam uma tecnologia chamada NAND flash, que é uma forma de memória não volátil, ou seja, que mantém as informações mesmo quando a energia é desligada.

Imagine que cada chip dentro do SSD é como um grande armário, e cada célula dentro do chip é como uma gaveta desse armário. Cada uma dessas gavetas pode armazenar uma quantidade de informação, dependendo do tipo de SSD.

Quando você salva um arquivo no SSD, o controlador do SSD (uma espécie de gerente) decide onde no chip esse arquivo será armazenado. Ele então envia uma carga elétrica para a célula correspondente, alterando o estado dessa célula para representar os dados que você está armazenando.

Quando você deseja acessar esses dados novamente, o controlador do SSD lê o estado da célula e converte-o de volta em dados que seu computador pode usar.

Agora, é importante mencionar que os SSDs têm um número limitado de vezes que cada célula pode ser escrita antes de começar a falhar. Isso é conhecido como ciclos de programação/apagamento (P/E). No entanto, os controladores SSD são projetados para distribuir as gravações de maneira uniforme em todas as células do chip, um processo conhecido como nivelamento de desgaste, para maximizar a vida útil do SSD.

Espero que essa explicação tenha ajudado a esclarecer como os SSDs funcionam. É um tópico bastante complexo, mas acho que essa é uma boa visão geral. Espero ter ajudado e bons estudos!

Obrigado pelo esclarecimento. Há algum livro que possa recomendar que aprofunde mais no assunto?