Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
9
respostas

SQLServer me aparece um erro de versao não suportada de JDBC

Quando vou criar uma conexão no Pentaho com o SQLServer me aparece um erro de versao não suportada de JDBC, não estou conseguindo entender claramente o que devo fazer. Mas quando crio uma conexão Postgres é criado sem problemas.

Erro: Failed to execute runnable (java.lang.UnsupportedClassVersionError: com/microsoft/sqlserver/jdbc/SQLServerDriver has been compiled by a more recent version of the Java Runtime (class file version 55.0), this version of the Java Runtime only recognizes class file versions up to 52.0)

Estou com a versão do Java mais atualizada: 1.8.0_281 A versão do JDBC que está na pasta lib é:mssql-jdbc-9.2.1.jre8.jar, mssql-jdbc-9.2.1.jre11.jar mssql-jdbc-9.2.1.jre15.jar.

9 respostas

Oi Juliana, tudo bem?

Onde está tentando realizar a conexão? No PDI ou no PUC?

A conexão com o SQL Server é um pouco complicada, tem que fazer algumas alterações.

Fico no aguardo :)

Olá Maria, é no PDI , tanto que o Postgres eu consegui conectar direitinho.,:)

Certo Ju, vamos lá:

Primeiro, verifique se o driver JDBC do SQL Server está na seguinte pasta:

  • C:\treinamento\designer-tools\data-integration\lib
Driver SQL Server
  • Acesse o SQL Configuration Manager

Imgur

  • Clique em Configuração de Rede do SQL Server e habilite o TCP/IP

Imgur

  • Reinicie o serviço do SQL Server

Imgur

  • Depois de feito tudo isso, Acesse o PDI.

Agora os passos a seguir, você pode fazer como foi feito em aula, mas na vez de usar o Generic Database, você vai usar o MS SQL Server (Native).

Conexão SQL Server no PDI
  • Host é o nome do seu servidor, no caso, seu computador
  • Database name é o nome do seu banco de dados
  • Instance name, esse aqui é padrão do SQL Server
  • O restante são dados do seu banco de dados.

Espero que isso te ajude. Qualquer coisa me avise, tá bom? :)

Olá Maria,

Infelizmente esse arquivo sqljdbc42.jar não está na minha pasta .lib , porém quando eu acesso o site para baixar o driver JDBC para o SQLServer abaixo :

https://docs.microsoft.com/en-us/sql/connect/jdbc/download-microsoft-jdbc-driver-for-sql-server?view=sql-server-ver15

São 3 arquivos baixados: mssql-jdbc-9.2.1.jre8.jar, mssql-jdbc-9.2.1.jre11.jar mssql-jdbc-9.2.1.jre15.jar e são estes que eu coloquei la na minha pasta lib, mas se não são esses e eu preciso deste que você me passou onde é que eu posso baixá-lo? Eu procurei não encontrei. :((((((

Oi Ju,

Você pode baixar aqui. Baixe o arquivo com a extensão .gz, que vai abrir com o descompactador de arquivos. O driver está dentro da pasta ptb/jre8.

Me avise qualquer coisa :)

Maria, fiz todos os passos conforme vc me passou! :)

Mas mesmo assim continua dando a mensagem, a minha conexão com o banco não é local porque eu criei o meu banco na Azure então uso a string de conexão.

Pelo Management Studio eu conecto certinho, ou até mesmo pelo Dbeaver, mas no PDI não vai :(

Oi Ju,

Nossa, que coisa. Nesse caso, como o banco está na nuvem, vou ter que dar uma estudada e analisar o que tá rolando, se tem alguma configuração a ser feita. Assim que eu tiver algo te informo, tá bom? :)

Olá Maria, mas não deve ter nada haver não, porque eu testei com uma conexão local também e deu o mesmo problema... :(

solução!

Maria boas noticias,

Muito obrigada pela sua ajuda, sem ela eu não teria conseguido. Só faltou um detalhe que é o arquivo sqljdbc_auth.dll na pasta libswt

Obrigada por toda a explicação e paciência :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software