3
respostas

SQLServer: Introdução Tópico 2 -aula 06 Criando banco de dados

Boa noite, tudo bem? Está dando esse erro ao tentar colocar o endereço do meu banco criado:

Mensagem 156, Nível 15, Estado 1, Linha 4 Sintaxe incorreta próxima à palavra-chave 'ON'.

Então eu observei um dos tópicos do Fórum e fala exatamente sobre isso:

https://cursos.alura.com.br/forum/topico-mensagem-156-nivel-15-estado-1-linha-4-sintaxe-incorreta-proxima-a-palavra-chave-on-162717 :

CREATE DATABASE SUCOS_VENDAS_02
ON (NAME=SUCOS_VENDAS_DAT, FILENAME = 'C:\Program Files\Microsoft SQL Server\MSSQL15.MSSQLSERVER\MSSQL\DATA\SALES_VENDAS_02.MDF', SIZE=10, MAXSIZE=50, FILEGROWTH=5)
LOG ON (NAME=SUCOS_VENDAS_LOG, FILENAME = 'C:\Program Files\Microsoft SQL Server\MSSQL15.MSSQLSERVER\MSSQL\DATA\SALES_VENDAS_02.LDF',  SIZE=10, MAXSIZE=50, FILEGROWTH=5)

Porem, depois de ter ido à raiz do meu item e copiado o caminho para substituir nessa parte da solução acima "'C:\Program Files\Microsoft SQL Server\MSSQL15.MSSQLSERVER\MSSQL\DATA\SALES_VENDAS_02.MDF'" me deparo com esse erro:

CREATE DATABASE SUCOS_VENDAS_01

CREATE DATABASE SUCOS_VENDAS_02

CREATE DATABASE SALES_VENDAS_02
ON ( NAME = SUCO_VENDAS_DAT,  
    FILENAME = 'C:\Program Files\Microsoft SQL Server\MSSQL15.MSSQLSERVER\MSSQL\DATA\SALES_VENDAS_02.mdf',  
    SIZE = 10,  
    MAXSIZE = 50,  
    FILEGROWTH = 5 )  
LOG ON  
( NAME = SUCOS_VENDAS_LOG,  
    FILENAME = 'C:\TEMP\DATA\SALES_VENDAS_02.ldf',  
    SIZE = 5MB,  
    MAXSIZE = 25MB,  
    FILEGROWTH = 5MB )
Mensagem 156, Nível 15, Estado 1, Linha 11
Sintaxe incorreta próxima à palavra-chave 'ON'.

Fiz tudo outra vez, excluindo todos os dados e verificando lá no local de salvamento do banco. Mas não estou encontrando a solução. O que fazer?

Obrigado!

3 respostas

EU encontrei a nova versão desse curso e por ainda não ter encontrado a solução vou focar nessa versão atualizada. Ainda sim quero desvendar esse mistério tão difícil rs

Obrigado.

Olá, Alisson, tudo bem?

Aqui no meu ambiente, o comando foi executado sem problemas, apenas informando o diretório C:\Program Files\Microsoft SQL Server\MSSQL15.MSSQLSERVER\MSSQL\DATA\, então, se possível tente utilizar o mesmo diretório para os dois arquivos:

CREATE DATABASE SALES_VENDAS_02
ON ( NAME = SUCO_VENDAS_DAT,  
    FILENAME = 'C:\Program Files\Microsoft SQL Server\MSSQL15.MSSQLSERVER\MSSQL\DATA\SALES_VENDAS_02.mdf',  
    SIZE = 10,  
    MAXSIZE = 50,  
    FILEGROWTH = 5 )  
LOG ON  
( NAME = SUCOS_VENDAS_LOG,  
    FILENAME = 'C:\Program Files\Microsoft SQL Server\MSSQL15.MSSQLSERVER\MSSQL\DATA\SALES_VENDAS_02.ldf',  
    SIZE = 5MB,  
    MAXSIZE = 25MB,  
    FILEGROWTH = 5MB )

Aguardo o seu retorno!

Realmente não sei o que ocorre pois ainda assim não consegui resolver o erro, mas no curso atualizado deu tudo certo. Muito obrigado!