Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

SQL para Data Science

Estive analisando a ementa de pós graduação da USP em data science e percebi a utilização de SQL e linguagem R, com um pouco de python por parte de alguns professores.

Já aqui na alura, nos planos de estudo, vejo somente as pessoas optando pela parte estatística (especialmente python). Há alguma relevância em adicionar SQL aos estudos de data science?

2 respostas
solução!

Olá Ciro, tudo bem? Espero que sim!

A área de Data Science é muito ampla e envolve conteúdos diversos. Com isso, o conhecimento em SQL poderá ou não ser primordial nos seus estudos. De forma geral, caso não se interesse por Engenharia de Dados, que envolve criação e manutenção de bancos de dados, você precisará apenas de conhecimentos mais básicos de comandos de consulta da linguagem SQL, e a escolha de qual software de banco de dados dependerá do local que estiver trabalhando ou o que sentir mais confortável. Mas caso se interesse pela área de Engenharia de Dados, precisará conhecer o SQL mais a fundo.

De uma forma geral, é sempre interessante ter algum conhecimento de base para que possa mergulhar mais a fundo posteriormente caso haja necessidade, SQL é bastante útil e utilizado.

Bons estudos!

Olá, João. Obrigado por responder.

Não só tenho interesse como depois de sua resposta irei. Eu conheço um pouquinho essa parte de modelagem de banco de dados relacionais, entidades, atributos, cardinalidades, notação min-máx etc e sei como funciona superficialmente o SQL. É porque a formação engloba muita coisa e preciso definir exatamente o escopo do estudo.