estou com esse erro mesmo realizando o que se pede na pagina
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
estou com esse erro mesmo realizando o que se pede na pagina
Oi Thamires, tudo bem?
Para te ajudar mais assertivamente, peço que me envie o print da tela com o erro em questão.
Ficarei no aguardo.
Abraços e bons estudos!
Ola Monalisa, bom como eu não estava dando certo o processo de usar o SQL no caso consegui instalar o programa mas não consegui usar ele como o restante da aula pede, e ok. Dai passei pro proximo passo onde da pra pegar o Power Bi ja com os todos arquivos certinhos e fiz o processo como ensina porem ainda assim o erro continua...

Oi Thamires
Desculpe pela demora em obter o retorno.
Embora no print não apareça a mensagem completa do erro, acredito que o erro corresponde a "Não conseguiu localizar um provedor de banco de dados com o nome invariável 'MySql.Data .MySqlClient ".
Peço, que verifique se na etapa de preparando ambiente: MySQL Workbench passo 14, foi instalado corretamente a versão do conector, que seria a 8.0.28. Caso não tenha sido esta versão, recomendo desinstalar o conector que você possui atualmente e instalar essa versão.
Entre na página de Downloads de Conectores do MySQL e procure pela versão 8.0.28 em "Product Version", assim como ilustro na imagem abaixo:
Após a instalação, tente realizar o passo a passo de conexão entre o MySQL e o Power BI Desktop novamente.
Caso o problema persista, fico à disposição.
Abraços e até mais!
Não consigo conectar!
Poderiam fazer a aula com material atualizado?? por que usar versões antigas?
Olá Pedro, tudo bem?
Note que no print que você enviou há a mensagem em vermelho "No connection established" isso indica que não foi possível estabelecer uma conexão. Ou seja, o serviço MySQL não está ativo.
Para solucionar o problema, siga os passos abaixo:
Na tela que se abrir, procure por MYSQL:

Clique com o botão direito em cima desse serviço e clique em Iniciar.
Caso tenha inicializado com sucesso, você verá o status escrito "Em Execução":

Abra o workbench novamente e tente executar o comando em questão.
Quanto ao uso do material utilizado nas aulas, as versões do Power BI e do MySQL são recentes, no entanto, apenas há um problema de incompatibilidade entre as versões do conector do MySQL e o Power BI, é um problema pontual próprio da ferramenta. Por isso apenas o conector é baixado uma versão mais antiga que é compatível.
Espero ter esclarecido às dúvidas.
Qualquer pergunta é só compartilhar no fórum.