1
resposta

[SQL][ASSOCIAÇÃO] Pessoa x Matricula

Boa noite, estou com uma dúvida sobre essa associação no curso de Node Js + Sequelize.

pq 1 pessoa tem + de uma matricula

e 1 matricula só pertence a 1 pessoa?

exemplo:

pessoa Nicolas pode ter varias matriculas pessoa Joao também pode ter varias matriculas

porem a matricula do joao é só do joão e a matricula do nicolas é só do nicolas

na minha cabeça eu estou confundindo talvez com o seguinte:

"matricula do joao é só do joão matricula do nicolas é só do nicolas"

vs

"posso ter varias matriculas com varias pessoas" <- isso aqui está me confundindo muito.

alguem tem uma explicação mais solida sobre?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Oi Nícolas, tudo bem? 😊

A sua dúvida é muito comum quando estamos começando a modelar bancos de dados relacionais. 🤔

Vamos esclarecer essa relação entre Pessoa e Matrícula.

A ideia é que cada pessoa (como você ou o João) possa ter várias matrículas em diferentes cursos, mas cada matrícula específica é única e pertence a apenas uma pessoa. 👤

Pense assim: você, Nícolas, pode se matricular em um curso de Node.js, outro de SQL, e um terceiro de React.

Cada uma dessas matrículas é sua e de mais ninguém.

Ao mesmo tempo, outra pessoa, como o João, também pode ter suas próprias matrículas em um ou mais cursos.

A matrícula do curso de Node.js que você fez é diferente da matrícula do curso de Node.js que o João fez.

No modelo do banco, isso é representado assim:

• Uma pessoa pode ter várias matrículas (1:N).
  • Uma matrícula pertence a apenas uma pessoa (1:1).

Na tabela Matriculas, você teria um campo estudante_id que guarda o ID da pessoa a quem aquela matrícula pertence.

Isso garante que, embora várias pessoas possam ter múltiplas matrículas, cada matrícula é exclusivamente ligada a um único estudante. 📋

🎓 Para saber mais:

Espero que isso ajude a clarear suas ideias! 🙂