Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Sprint review

Nesse evento, segundo o Scrum, os usuários podem apenas estar presentes ou participar? Já vi outras fontes que indicam apenas audiência como Scrum "puro"

1 resposta
solução!

Caro Mauricio,

Obrigado pela postagem!

O Scrum Guide ao "pé da letra" fala da participação do cliente, além da equipe DEV, SM e PO nesta review meeting.

Assim, na prática a experiência nos leva a sempre que possível incorporar os usuários entre os participantes desta reunião.

Mas atenção! Mesmo com a audiência maior na review meeting é Importante observamos o conceito de time-box e respeitar os 2,5% de tempo máximo desta reunião em relação ao tempo máximo da sprint.

Outro ponto importante, que às vezes encontramos equívocos durante esta reunião é a discussão em cima de pontos associados a histórias que não estão totalmente prontas.

Aí cabe ressaltar que nesta reunião a pauta deve ser baseada somente em pontos de histórias prontos e como sabemos quando definimos os critérios de pronto no Scrum Guide, ou a história está pronta ou não, não existe "quase" pronta.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software