Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Spring ou Servlets com jsp

Boa tarde, estou fazendo o curso de Spring, mais no decorrer do curso, percebi que poderia ser feito tudo como foi feito no curso web, que era apenas com Servlets e Jsp, então ao meu ver os Frameworks são facilitadores, mesmo que pra mim pareça ser mais fácil usar as Servlets e Jsp, deve ser pela minha falta de experiência na área.

Mas minha duvida é que tudo isso, que os Frameworks proporcionam, podem ser feitos com Servlets e Jsps?

3 respostas
solução!

Ola Gabriel, tudo bem ?

Então. Absolutamente tudo que é feito com o framework Spring MVC, por exemplo, é possível de ser feito apenas com a especificação de Servlets e JSPs. Aliás os frameworks são compostos de classes escritas utilizando as especificações pra já te trazer recursos prontos.

Trabalhar com a especificação de Servlets, por exemplo, traz um retrabalho grande a cada nova funcionalidade que deve ser escrita. O trabalho em lidar diretamente com HttpServletRequest e Response dá exatamente essa ideia.

A ideia de usar frameworks é justamente perder menos tempo de desenvolvimento, contando com implementações seguras e testadas anteriormente para prover vários recursos fundamentais ao seu sistema. É ter mais facilidade na escrita das suas aplicações.

Espero ter ajudado no pensamento. Abraço!

Fala Rafael beleza e vc?

Ajudou sim, pelo o que entendi, Frameworks ajudam na segurança e agilidade no processo de criação da aplicação, mesmo que seja um pouco trabalhoso a configuração inicial como é nesse curso.

valeu abraços.

Fala Gabriel,

É isso mesmo. A etapa complicada de fato no uso de frameworks é justamente o setup inicial. Mas em geral, depois dessa fase ele só te traz ganhos em relação ao trabalho diretamente com as especificações.

Abraço!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software