Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Spring + framework de frontend

Pessoal, estou procurando por algum curso que ensine Spring e algum framework de front end também. O curso "Spring MVC" só fala do Spring e pro front, usa componentes simples. O máximo que eles fazem é copiar o código de uma página já existente, mas quero fazer o negócio do zero. A página que eles dão no curso de Spring é diferente da que aparece nos vídeos.

Este curso ensina algo de front-end? Me parece que só o curso de JSF tem isso, no caso, o Primefaces. Gostaria de algo semelhante ao Primefaces para usar com Spring.

Obrigado!

2 respostas
solução!

Oi Guilherme, tudo bom?

Normalmente os assuntos de back-end e front-end são abordados separadamente. Por exemplo, no curso de react todo o back-end já vem pronto. Assim como no curso de spring boot a gente não se preocupa muito com front =)

Uma ferramenta legal de se conhecer para front que segue a ideia do primefaces de trazer componentes prontos é o metronic. Tem bastante coisa legal e é só reproduzir o HTML das paginas de exemplo. O legal é que ele é todo baseado em bootstrap, então não costuma dar muita dor de cabeça para manutenção.

Abraço e bons estudos.

Muito obrigado, André! Vou dar uma olhada nesse Metronic. Parece ser muito legal.

Eu acho que a Alura poderia investir mais em carreiras que podem ser acompanhadas do início ao fim usando o mesmo projeto, bifurcando onde dá para bifurcar.

Por exemplo, poderia ser algo assim:

• Spring MVC 1: criação do back-end do projeto e ensino do conceito do front-end do MVC com html simples
  • Spring MVC 2.1: usando o back-end do 1, ensinar front-end com JavaScript
  • Spring MVC 2.2: usando o back do 1, ensinar front com Angular
  • Spring MVC 2.3: usando o back do 1, ensinar front com Metronic
  • etc.

Caso não dê para usar o mesmo back-end para os tipos diferentes de front-end, então eles precisariam ensinar o back-end de cada um e não pular direto para o front.

Edit: André, não vou mais dar uma olhada no Metronic. Uma licença custa $30.00 hehehe not gonna happen. Talvez eu possa sugerir para projetos futuros na minha empresa, mas não para uso pessoal.