Olá. Quando clico no "Spoon.bat" para abrir o programa, não acontece nada. O terminal aparece rapidamente, desaparece, mas é só isso mesmo. Posso esperar vários minutos que o programa não abre.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá. Quando clico no "Spoon.bat" para abrir o programa, não acontece nada. O terminal aparece rapidamente, desaparece, mas é só isso mesmo. Posso esperar vários minutos que o programa não abre.
Oii Amanda, tudo bem?
O Spoon ele é desenvolvido com base no Java. Então verifique se o Java de sua máquina está atualizada. Após isso, tente abrir o programa novamente. Certifique também, se ele está dentro do repositório C: conforme orientado pelo professor.
Depois que o terminal fecha, abre essa telinha:

Qualquer coisa você me avisa, tá bom? :)
Então, eu verifiquei e o Java está atualizado. E os diretórios estão iguais aos usados pelo professor durante o curso. Eu rodei o spoon.bat pelo terminal e retornou isso
DEBUG: Using PENTAHO_JAVA_HOME
DEBUG: _PENTAHO_JAVA_HOME=C:\Program Files\Java\jre1.8.0_251
DEBUG: _PENTAHO_JAVA=C:\Program Files\Java\jre1.8.0_251\bin\javaw.exe
C:\treinamento\designer-tools\data-integration>start "Spoon" "C:\Program Files\Java\jre1.8.0_251\bin\javaw.exe" "-Xms1024m" "-Xmx2048m" "-XX:MaxPermSize=256m" "-Dhttps.protocols=TLSv1,TLSv1.1,TLSv1.2" "-Djava.library.path=libswt\win64" "-DKETTLE_HOME=" "-DKETTLE_REPOSITORY=" "-DKETTLE_USER=" "-DKETTLE_PASSWORD=" "-DKETTLE_PLUGIN_PACKAGES=" "-DKETTLE_LOG_SIZE_LIMIT=" "-DKETTLE_JNDI_ROOT=" -jar launcher\launcher.jar -lib ..\libswt\win64
Amanda,
Abre o arquivo spoon.bat com editor de texto e altere o valor Xmx para um valor mais baixo conforme a configuração do sistema:
PENTAHO_DI_JAVA_OPTIONS = "- Xms1024m" "-Xmx1024m" "-XX: MaxPermSize = 256m"Salva e reinicie o PDI, acredito que deve funcionar.
Me avise qualquer coisa :)
Pior que não foi. Vi que muitas pessoas na internet têm o mesmo problema e algumas conseguem corrigir arrumando a variável do sistema, mas pelo o que eu conferi, a que eu criei está correta. Tá difícil mesmo.
Amanda,
Deixa eu ver como está configurada sua variável ambiente do sistema e o PENTAHO_DI_JAVA_OPTIONS no spoon.bat, por gentileza.
Amanda, bom dia,
Verifiquei as suas configurações, e estão corretas. Era para o PDI inicializar.
Faça mais uma verificação por favor, olha nas suas variáveis ambientes, se está configurada o Java. Se não estiver criado, sugiro que crie.

Se mesmo assim o PDI não inicializar, recomendo que reinstale.
Me avisa qualquer coisa, tá bom? Estou por aqui ^^