Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Spinner com Material Design

Galera, blz?

Gostaria de saber o que estão usando para fazer o Spinner com a cara do Material Design... Infelizmente, até onde eu sei o ADK não tem um componente nativo para fazer o o Spinner ficar harmônico com o TextInputLayout com a floating label, hint e possibilidade de atribuir null para quando o valor é opcional.

Sempre que é preciso fazer essa adaptação no Spinner, eu faço e vejo a galera fazendo um monte de gambiarras, as vezes escondendo input, fazendo um monte de customizações e nem sempre fica com um bom resultado.

Eu não entendo porque o Android não tem esse componente, sendo que na própria guideline do Material ele tem uma seção falando sobre o campo com dropdown: https://material.io/guidelines/components/text-fields.html#text-fields-layout

O que vocês fazem nesse caso? Usam alguma biblioteca? Tem alguma técnica que seja realmente boa?

Valeu!

3 respostas
solução!

Fala ai Bodão, tudo bem ?

Faz sentido mesmo seu levantamento, muitas vezes a galera prefere usar alguma outra coisa para fugir um pouco do spinner.

Tem casos até que um radiogroup resolveria, se fossem poucas opções.

Opa Bodão, blz?

Nesses casos, uma das técnicas que muitos desenvolvedores fazem é criar seus próprios componentes em código Java/Kotlin mesmo.

Particularmente eu não manjo dessa parte de desenvolvimento de componentes visuais em código, ou seja, costumo buscar por bibliotecas que fazem isso.

Um que vi para Spinner seria esse aqui: https://github.com/ganfra/MaterialSpinner

Um site legal para buscar libs, principalmente para aspecto visual é o Android Arsenal .

[]s

Alex e Matheus, eu já conhecia essa lib do ganfra, mas ela é um pouco bugada e a aparência não fica harmônica com os demais campos, infelizmente.

No meu caso eu acabei criando um componente também, que na verdade é um input normal que abre uma dialog para seleção da opção. Ainda não acho que é a melhor de todas as soluções, mas já resolve.

Obrigado!