3
respostas

sou zero em tecnologia mas quero aprender.

No desafio eu conseguir obter o retorno sobre o meu código no JS GAME, porém quando eu adicionei a variável com o prompt e a condicional eu não consegui o retorno, queria poder testar, sou zero em tecnologia mas quero aprender.

3 respostas

Boa tarde, Ivane! Tudo bem com você?

Você quer aprender e estou aqui para te ajudar. Vamos nessa?

Como mostrar o resultado na tela?

Uma das formas de mostrar na tela do resultado da condicional é como mostro abaixo:

let idade = prompt('Digite a sua idade');
if (idade >= 18) {
    alert('Pode tirar a habilitação!'); 
}else{
    alert('Não pode tirar habilitação')
}

Vou te explicar linha a linha desse código:

• let idade = prompt('Digite a sua idade');: Essa linha cria uma variável chamada idade e usa o comando prompt para pedir ao usuário que insira a sua idade. Entenda variável como uma caixinha que guarda os valores para uso posterior. O valor digitado será armazenado nessa variável.
  • if (idade >= 18): Nessa linha, temos o que chamamos de condicional. O if (se) está verificando se a idade inserida é maior ou igual a 18. Se for, ele executa o que está dentro das chaves {}.
  • alert('Pode tirar a habilitação!');: Já nessa linha, se a condição for verdadeira, ou seja, se a idade for 18 ou mais, o código dentro do if será executado. Nesse caso, um alerta aparecerá na tela com a mensagem: "Pode tirar a habilitação!".
  • else: O else (caso contrário) é a parte que captura o que acontece se a condição do if não for atendida. Ou seja, se a idade for menor que 18, o código dentro do else será executado. Desse modo, se a idade for menor que 18, o navegador mostrará um alerta com a mensagem: "Não pode tirar a habilitação".

Como testar o testar código?

• Dentro do Visual Studio Code, crie um arquivo chamado desafio.js e insira o código que acabamos de ver.

• Precisamos também de um arquivo index.html, que será o responsável por exibir o resultado no navegador e estará vinculado ao nosso arquivo JavaScript:

<!DOCTYPE html>
    <html lang="pt-br">
    <head>
        <meta charset="UTF-8">
        <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0">
        <title>Desafio</title>
    </head>
    <body>
        <script src="desafio.js"></script>
    </body>
    </html>

Nesse código, perceba a linha <script src="desafio.js"></script> que é responsável por carregar e executar o arquivo JavaScript que criamos.

• Depois de criarmos esses dois arquivos (desafio.js e index.html), basta selecionarmos a opção show in browser. Isso abrirá o navegador e você poderá ver o resultado do código, como mostro no GIF abaixo:

Gif que mostra a execução do arquivo no navegador do Google Chrome, onde é pedido a idade da pessoa

Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

O Conceito de Else, não foi ensinado nas aulas que antecedem esse desafio

Boa noite Guilherme!

Obrigado por contribuir. Na próxima aula o assunto de else será tratado. Reforço que nnada muda em relação a esse passo a passo que deixei acima sobre como testar os códigos. Um pequeno spoiler:

• O else complementa o if em uma estrutura condicional.
  • Enquanto o if executa um bloco de código quando uma condição é verdadeira, o else é executado quando essa condição é falsa.

Para entender melhor, pense neste exemplo do dia a dia:

• SE (if) você tiver tempo livre, assistirá a uma série.
  • SENÃO (else), você estudará para prova.

Essa estrutura de "se... senão..." é o que o if e o else representam na programação.

Abraços e bons estudos!