No desafio eu conseguir obter o retorno sobre o meu código no JS GAME, porém quando eu adicionei a variável com o prompt e a condicional eu não consegui o retorno, queria poder testar, sou zero em tecnologia mas quero aprender.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
No desafio eu conseguir obter o retorno sobre o meu código no JS GAME, porém quando eu adicionei a variável com o prompt e a condicional eu não consegui o retorno, queria poder testar, sou zero em tecnologia mas quero aprender.
Boa tarde, Ivane! Tudo bem com você?
Você quer aprender e estou aqui para te ajudar. Vamos nessa?
Como mostrar o resultado na tela?
Uma das formas de mostrar na tela do resultado da condicional é como mostro abaixo:
let idade = prompt('Digite a sua idade');
if (idade >= 18) {
alert('Pode tirar a habilitação!');
}else{
alert('Não pode tirar habilitação')
}
Vou te explicar linha a linha desse código:
let idade = prompt('Digite a sua idade');: Essa linha cria uma variável chamada idade e usa o comando prompt para pedir ao usuário que insira a sua idade. Entenda variável como uma caixinha que guarda os valores para uso posterior. O valor digitado será armazenado nessa variável.if (idade >= 18): Nessa linha, temos o que chamamos de condicional. O if (se) está verificando se a idade inserida é maior ou igual a 18. Se for, ele executa o que está dentro das chaves {}.alert('Pode tirar a habilitação!');: Já nessa linha, se a condição for verdadeira, ou seja, se a idade for 18 ou mais, o código dentro do if será executado. Nesse caso, um alerta aparecerá na tela com a mensagem: "Pode tirar a habilitação!". else: O else (caso contrário) é a parte que captura o que acontece se a condição do if não for atendida. Ou seja, se a idade for menor que 18, o código dentro do else será executado. Desse modo, se a idade for menor que 18, o navegador mostrará um alerta com a mensagem: "Não pode tirar a habilitação".Como testar o testar código?
Dentro do Visual Studio Code, crie um arquivo chamado desafio.js e insira o código que acabamos de ver.
Precisamos também de um arquivo index.html, que será o responsável por exibir o resultado no navegador e estará vinculado ao nosso arquivo JavaScript:
<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-br">
<head>
<meta charset="UTF-8">
<meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0">
<title>Desafio</title>
</head>
<body>
<script src="desafio.js"></script>
</body>
</html>
Nesse código, perceba a linha <script src="desafio.js"></script> que é responsável por carregar e executar o arquivo JavaScript que criamos.
Depois de criarmos esses dois arquivos (desafio.js e index.html), basta selecionarmos a opção show in browser. Isso abrirá o navegador e você poderá ver o resultado do código, como mostro no GIF abaixo:

Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição. Abraços e bons estudos!
O Conceito de Else, não foi ensinado nas aulas que antecedem esse desafio
Boa noite Guilherme!
Obrigado por contribuir. Na próxima aula o assunto de else será tratado. Reforço que nnada muda em relação a esse passo a passo que deixei acima sobre como testar os códigos. Um pequeno spoiler:
else complementa o if em uma estrutura condicional.if executa um bloco de código quando uma condição é verdadeira, o else é executado quando essa condição é falsa.Para entender melhor, pense neste exemplo do dia a dia:
Essa estrutura de "se... senão..." é o que o if e o else representam na programação.
Abraços e bons estudos!