No desafio eu conseguir obter o retorno sobre o meu código no JS GAME, porém quando eu adicionei a variável com o prompt e a condicional eu não consegui o retorno, queria poder testar, sou zero em tecnologia mas quero aprender.
No desafio eu conseguir obter o retorno sobre o meu código no JS GAME, porém quando eu adicionei a variável com o prompt e a condicional eu não consegui o retorno, queria poder testar, sou zero em tecnologia mas quero aprender.
Boa tarde, Ivane! Tudo bem com você?
Você quer aprender e estou aqui para te ajudar. Vamos nessa?
Como mostrar o resultado na tela?
Uma das formas de mostrar na tela do resultado da condicional é como mostro abaixo:
let idade = prompt('Digite a sua idade');
if (idade >= 18) {
alert('Pode tirar a habilitação!');
}else{
alert('Não pode tirar habilitação')
}
Vou te explicar linha a linha desse código:
let idade = prompt('Digite a sua idade');
: Essa linha cria uma variável chamada idade e usa o comando prompt para pedir ao usuário que insira a sua idade. Entenda variável como uma caixinha que guarda os valores para uso posterior. O valor digitado será armazenado nessa variável.if (idade >= 18)
: Nessa linha, temos o que chamamos de condicional. O if (se) está verificando se a idade inserida é maior ou igual a 18. Se for, ele executa o que está dentro das chaves {}.alert('Pode tirar a habilitação!');
: Já nessa linha, se a condição for verdadeira, ou seja, se a idade for 18 ou mais, o código dentro do if
será executado. Nesse caso, um alerta aparecerá na tela com a mensagem: "Pode tirar a habilitação!". else
: O else
(caso contrário) é a parte que captura o que acontece se a condição do if não for atendida. Ou seja, se a idade for menor que 18, o código dentro do else será executado. Desse modo, se a idade for menor que 18, o navegador mostrará um alerta com a mensagem: "Não pode tirar a habilitação".Como testar o testar código?
Dentro do Visual Studio Code, crie um arquivo chamado desafio.js
e insira o código que acabamos de ver.
Precisamos também de um arquivo index.html
, que será o responsável por exibir o resultado no navegador e estará vinculado ao nosso arquivo JavaScript:
<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-br">
<head>
<meta charset="UTF-8">
<meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0">
<title>Desafio</title>
</head>
<body>
<script src="desafio.js"></script>
</body>
</html>
Nesse código, perceba a linha <script src="desafio.js"></script>
que é responsável por carregar e executar o arquivo JavaScript que criamos.
Depois de criarmos esses dois arquivos (desafio.js
e index.html
), basta selecionarmos a opção show in browser. Isso abrirá o navegador e você poderá ver o resultado do código, como mostro no GIF abaixo:
Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição. Abraços e bons estudos!
O Conceito de Else, não foi ensinado nas aulas que antecedem esse desafio
Boa noite Guilherme!
Obrigado por contribuir. Na próxima aula o assunto de else
será tratado. Reforço que nnada muda em relação a esse passo a passo que deixei acima sobre como testar os códigos. Um pequeno spoiler:
else
complementa o if
em uma estrutura condicional.if
executa um bloco de código quando uma condição é verdadeira, o else
é executado quando essa condição é falsa.Para entender melhor, pense neste exemplo do dia a dia:
Essa estrutura de "se... senão..." é o que o if
e o else
representam na programação.
Abraços e bons estudos!