1
resposta

Sou uma boa ouvinte?

Tenho costume de interromper alguém que está falando?

Eu fazia isso muito, Principalmente porque eu achava que já sabi a resposta ou memso por pressa de uma conversa acabar.

Tenho paciência para aguardar a conclusão de um raciocínio, mesmo quando discordo? Este é o meu maior desafio, pela conversa sa pessoa eu já imagino onde vai chegar e como, ai fico impaciente, principalment se a pessoa usa muitos adjetivos, dá muitas voltas.

No caso de discordar em uma conversa, já direciono minha resposta para “desconstruir” a opinião da outra pessoa? POr vezes tento emendar o raciocínio dela como o meu, díficil mas tento

1 resposta

Olá, Eleusa! Tudo bem?

Que bom que você realizou essa atividade! É muito bacana ver sua reflexão sobre ser uma boa ouvinte. A arte de ouvir é realmente um desafio, mas é um passo importante para melhorar a comunicação.

1. Interrupções: É comum querer interromper quando achamos que já sabemos a resposta, mas é essencial permitir que a outra pessoa conclua seu pensamento. Uma dica é praticar a escuta ativa, que envolve prestar atenção plena e mostrar interesse pelo que a outra pessoa está dizendo. Experimente fazer anotações mentais ou até mesmo físicas dos pontos que você gostaria de discutir depois que a pessoa terminar de falar.

2. Paciência: Quando você se sentir impaciente, tente respirar fundo e focar na mensagem principal que a pessoa está tentando passar. Às vezes, repetir mentalmente o que a pessoa está dizendo pode ajudar a manter o foco e a paciência.

3. Desconstruir opiniões: É natural querer apresentar nosso ponto de vista, mas é importante fazê-lo de maneira respeitosa e construtiva. Tente reformular o que a outra pessoa disse para garantir que você a entendeu corretamente antes de apresentar sua opinião. Isso mostra que você está ouvindo e respeitando o ponto de vista dela.

Lembre-se de que a prática leva à perfeição e que cada conversa é uma oportunidade de melhorar suas habilidades de escuta.

Espero ter ajudado. Conte sempre com o apoio do fórum!

Um abraço e bons estudos!