Olá!
Venho passando por uma situação, que estou com dificuldade de resolver, abro um fórum para discutir e pegar algumas dicas com os colegas. Como é um caso verídico, falarei em primeira pessoa para facilitar o entendimento:
Há 06 meses fui contratado por uma empresa como Gerente de Projetos para ser preposto em um contrato com aproximadamente 30 pessoas. O cenário contempla 02 Supervisores (Conhecedores das informações e gestores de pessoas) + 28 técnicos (Todos ambientados com o da operação). Todas essas 30 pessoas já estavam no time e a figura do Preposto / Gerente de Projetos não fazia parte do cotidiano do time no contrato anterior. Quando se cria um cargo, naturalmente, quem está no projeto e detém as informações espera ser promovido. Imagino que seja uma expectativa natural. Eu, recém contratado e chegando para ser "chefe", causou estranheza e o acolhimento por parte de boa parte do time não foi fácil. Minha chegada adicionada à nova empresa, nova cultura e perda de alguns benefícios gerou algumas insatisfações que são difíceis de reverter. Lido diariamente com insatisfações relacionadas aos benefícios perdidos e faço o possível para mostrar para o time que venho lutando em busca de melhorias.
Algumas melhorias estão relacionadas à avaliações internas para prover alguns benefícios e plano de cargo e salário.
O trabalho é híbrido, estou em outra cidade e raramente consigo me juntar pessoalmente com este time. Faço contato via aplicativo de mensagens, mas as interações são mínimas.
Hoje o time demonstra que pensa estar fazendo mais do que deve, que não são devidamente remunerados, aparentam sempre estar insatisfeitos, pouco conversam comigo e entre si, aparentemente não dão importância para reuniões de melhoria contínua tocada pelos supervisores (e com minha presença).
O que fazer para conquistar a confiança de um time que está com a moral baixa?
Como fazer para elevar essa moral?
Em avaliação inicial, é um quadro reversível ou já devo começar a trocar pessoas?