3
respostas

Sou novo no time

Olá!

Venho passando por uma situação, que estou com dificuldade de resolver, abro um fórum para discutir e pegar algumas dicas com os colegas. Como é um caso verídico, falarei em primeira pessoa para facilitar o entendimento:

Há 06 meses fui contratado por uma empresa como Gerente de Projetos para ser preposto em um contrato com aproximadamente 30 pessoas. O cenário contempla 02 Supervisores (Conhecedores das informações e gestores de pessoas) + 28 técnicos (Todos ambientados com o da operação). Todas essas 30 pessoas já estavam no time e a figura do Preposto / Gerente de Projetos não fazia parte do cotidiano do time no contrato anterior. Quando se cria um cargo, naturalmente, quem está no projeto e detém as informações espera ser promovido. Imagino que seja uma expectativa natural. Eu, recém contratado e chegando para ser "chefe", causou estranheza e o acolhimento por parte de boa parte do time não foi fácil. Minha chegada adicionada à nova empresa, nova cultura e perda de alguns benefícios gerou algumas insatisfações que são difíceis de reverter. Lido diariamente com insatisfações relacionadas aos benefícios perdidos e faço o possível para mostrar para o time que venho lutando em busca de melhorias.

Algumas melhorias estão relacionadas à avaliações internas para prover alguns benefícios e plano de cargo e salário.

O trabalho é híbrido, estou em outra cidade e raramente consigo me juntar pessoalmente com este time. Faço contato via aplicativo de mensagens, mas as interações são mínimas.

Hoje o time demonstra que pensa estar fazendo mais do que deve, que não são devidamente remunerados, aparentam sempre estar insatisfeitos, pouco conversam comigo e entre si, aparentemente não dão importância para reuniões de melhoria contínua tocada pelos supervisores (e com minha presença).

O que fazer para conquistar a confiança de um time que está com a moral baixa?

Como fazer para elevar essa moral?

Em avaliação inicial, é um quadro reversível ou já devo começar a trocar pessoas?

3 respostas

Olá, Alvaro!

O primeiro passo é você entender as expectativas de cada pessoa do seu time, em conversas individuais, para você traçar planos de ações, para cada perfil, desta forma você pode verificar o engajamento de todos. A comunicação é de suma importância para os gestores, feedbacks contínuos, sendo necessário adotar um estilo de liderança singular, para extrair o melhor de seu time.

Obrigada por compartilhar sua vivência, as vezes na nossa vida profissional, precisamos passar por algumas situações para nos deixar mais forte experientes, já passei por algumas situações parecidas.

Olá, Maria Joseane!

Obrigado pela resposta! Levarei todas as suas palavras em consideração e buscarei formas de aprimorar os planos de ação e garantir o feedback contínuo.

Sucesso!

Disponha sempre!!

Sucesso para você também!!