Olá! Fiz a aula extra sobre organzando DataFrame e não consegui entender a diferença entre o Sort_index e Sort_values. Não consegui achar sentido na atividade, poderiam me ajudar?
Desde já agradeço,
Juliana Silva
Olá! Fiz a aula extra sobre organzando DataFrame e não consegui entender a diferença entre o Sort_index e Sort_values. Não consegui achar sentido na atividade, poderiam me ajudar?
Desde já agradeço,
Juliana Silva
Olá Juliana, tudo bem? Espero que sim!
Um DataFrame é composto por índices e por um conjunto de Series que vão representar as colunas do DataFrame.
Os índices servem para identificar os registros, caso você não atribua valores específicos para os índices, eles serão preenchidos com uma sequência numérica iniciando em 0.
O método sort_index() serve para ordenar os registros do DataFrame através dos índices, já o método sort_values() serve para ordenar os registros com base em uma ou mais colunas do seu DataFrame, podendo escolher através de quais colunas o DataFrame será ordenado.
Suponha um conjunto de dados de exemplo da seguinte forma:
Mês | Valor | |
---|---|---|
5 | Janeiro | 145 |
2 | Abril | 120 |
3 | Fevereiro | 150 |
0 | Outubro | 95 |
Perceba que os valores estão fora de ordenação. Podemos escolher ordená-los pelo índice, utilizando o método sort_index(). O resultado utilizando esse método retornaria o DataFrame com os valores dos índices em ordem crescente:
Mês | Valor | |
---|---|---|
0 | Outubro | 95 |
2 | Abril | 120 |
3 | Fevereiro | 150 |
5 | Janeiro | 145 |
Você pode querer ordenar o DataFrame através dos valores numéricos, dessa forma você pode utilizar o método sort_values(), utilizando a coluna Valor e feito de forma decrescente usando o parâmetro ascending = False.
df.sort_values('Valor', ascending = False)
Mês | Valor | |
---|---|---|
3 | Fevereiro | 150 |
5 | Janeiro | 145 |
2 | Abril | 120 |
0 | Outubro | 95 |
Há muitas possibilidades de ordenação utilizando esses métodos, você pode checar as possibilidades através da documentação dos métodos sort_index() e sort_values()
Espero que tenha tirado sua dúvida.
Estou à disposição. Bons estudos!
Olá, João! Desejo que esteja bem também!
Agora ficou mais claro e fácil de estudar.
Obrigada pelo esclarecimento.
Juliana Silva