9
respostas

Somos iniciantes em tecnologia! Ensinaram de um jeito e perguntaram de outro. Por fim, não consegui compreender a resposta.

Para quem é iniciante em tecnologia, não temos como saber que o + pode substituir o cifrão seguido de chaves. lembrem-se: o curso é para quem é iniciante, e iniciantes podem ser como eu, zero conhecimento prévio. Nos ajude! Como não aprendi sobre o +, não consegui entender a resposta (o gabarito). A primeira resposta que eu marquei e errei apareceu "A vírgula entre as frações de texto interrompe possíveis concatenações entre strings." E na resposta correto o que temos? Vírgula! alert('O número secreto era ' + numeroSecreto + ', mas você escolheu ' + chute); E esse + depois do numeroSecreto? Por que não tem este mesmo + no fim do chute?

9 respostas

Concordo Bruna, também estou nessa questão e fiquei confusa, da mesma forma que não ensinam no primeiro módulo como adicionar o arquivo no VsCode para conseguir editar

Boa tarde Bruna e Letícia, Isso pode variar de linguagem para linguagem. Nesse momento de mais importácia a lógica e não ligue muito para os detalhes da liguagem. (claro, só essa observação já te fez aprender algo de JS). Os dois jeitos dão certo mas template String ${varaável} é mais usado no dia a dia.

Sigam a trilha e verá mais situações assim como você relatou. confusas... Sempre rode os códigos dos exercícios para ver o que acontece... Qualquer coisa só chamar aqui no fórum.

Marcelo, muito obrigada por sua resposta. E vai mais uma dúvida: qnd vc fala rodar, consegue me explicar exatamente como faço isso?

Oi Bruna, Rodar (executar, Run), é o momento que você dá o comando para a IDE (Nosso caso VS code) funcionar o código que foi feito.

Quando executa esse comando Run/Rodar o computador interpreta o que você escreveu e da a resposta que você espera ou um erro se algo foi feito errado no código...

**Mas no nosso caso usamos o comando console.log que apresenta o resultado do nosso código ** Também aparece no navegador o que queromos. Seguindo as aulas do One-Alura

Isso que apresento abaixo é rodar (RUN) o código pelo VSCode - Mas siga o que está nas aulas que é melhor nesse momento.

**Já estive no lugar que você está nesse momento e de fato para que começa do zero é muita informação ao mesmo tempo. **

Agora (até o dia 25), foque nas tarefas, no raciocinio lógico... Depois com o tempo tudo vai fazendo sentido, aos poucos. Cada pessoa tem seu tempo. Siga o seu e pergunte mesmo... qualquer coisa. Se eu não souber alguém vai saber aqui... Bora nessa jornada!

Exemplo de como o VSCode roda um script / código JS

Bruna... Concatenar é juntar. Mas, você deve ter cuidado no que será digitado dentro das aspas. Lembrando que o que está entre aspas é string.

Observe esse código:

let nome = prompt('Digite seu nome: ')
let sobrenome = prompt('Digite seu sobrenome: ')

alert(nome + sobrenome)

Veja que no alert, apenas ‘juntei’ as variáveis e se você digitar seu nome e sobrenome, vai aparecer, tudo junto: alert onde a concatenação está incorretaE como fazer com que nome e sobrenome fiquem separados? Uma ideia seria o usuário inserir um espaço após o nome ou antes do sobrenome, o que não é o ideal. Então você pode usar a concatenação de nome + espaço + sobrenome, (leia: nome concatenado com espaço, concatenado com sobrenome). No alert ficará assim:

alert(nome + ‘ ’ + sobrenome)

exemplo1 de alert concatenado de forma corretaObserve que REALMENTE HÁ UM ESPAÇO entre as aspas. Se você colocar somente as aspas não haverá espaço.

Então veja a importância do que se escreve dentro das aspas. Todos os detalhes serão exibidos para o usuário.

Assim sendo, o que há de errado naquela resposta são dois detalhes.

  1. Existe uma vírgula acompanhada da variável numeroSecreto (na verdade, a vírgula deve aparecer para o usuário, ela deve está dentro das aspas, fazer parte da string)
  2. Falta o ‘+’, a concatenação, entre essa mesma variável e o texto seguinte.

ps.: Observando agora, vi que não há pontuação no final da frase. Caso queira inserir, basta concatenar... rs. exemplo2 de alert concatenado de forma correta

Oi Letícia não sei você já conseguiu resolver, mas de qualquer forma quero te ajudar, e a qualquer outro que ainda esteja com alguam dificuldade (espero..rs)

Você pode criar uma pasta no seu desktop (ou onde você preferir) e depois você abre o VSCode. Daí você vai no menu FILE >> Open Folder (seleciona a pasta). Depois de selecionada a pasta, você clicar num link que parece uma folha e tem um sinal de '+', que é o New File, a partir daí, você cria seus arquivos, não se esquecendo das extensões: .html, .css, .js.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Agora, se foi sobre como abrir o arquivo projeto, você baixa ele e descompacta-o. (botão direito no arquivo zip >> extrair aqui OU extrair arquivos (aqui você escolhe onde quer extrair, salvar o arquivo)). Feito isso é só seguir os passo que já mencionado: menu FILE >> Open Folder (seleciona a pasta)

Marcelo e Fabiana, vcs salvaram demais! Valeu mesmo!!!! Mas vou testar tudo agora! Espero que dê tudo certo...

Obrigada Marcelo e Fabi, ajudaram muito!

Bruna e Letícia, o ideal no meu ponto de vista, seria usar os códigos de exemplo e executar o comando no vs code, e depois procurar na documentação do JavaScript os sinais + o significado, pois na introdução do problema tem uma observação justamente relacionando "+" dizendo que serve com uma alternativa ao `-> tempate de strings já apresentado para realizar concatenação de strings/carfacteres/valores de variáveis, oq já é uma dica para procurar a solução do problema. Espero ter ajudado, tbm sou iniciante e buscando aprender.