Fiquei muito feliz quando ví o novo curso "LangChain e Python" na Alura. Não poderia chegar em um momento melhor para minha trilha de aprendizagem.
O problema é que os responsáveis pelo curso optaram por utilizar o modelo de LLM da OpenAI via API e isso tem custo, quase o mesmo valor mensal da Alura. Ou seja, esse curso para ser feito seguindo os mesmos passos do professor Guilherme Silveira, é necessário um investimento adicional que creio que a maioria de nós alunos não tem condições. Pelo menos eu não tenho.
Só acho estranho terem optado por este modelo sabendo disso. Acredito que tudo foi pensado antes, e se não foi deveriam ao menos ter pensado no impacto que teria se caso um aluno (como a maioria) tivesse que usar um outro modelo open source:
- Diferente configuração
- Uso de outros parâmetros
- Importação diferente
- Métodos diferentes
Imaginem agora um aluno que não é tão avançado ter que fazer todos esses passos sem ajuda de um professor? Afinal nós estamos acostumados a ter todo o suporte e conteúdo completo nos demais cursos da Alura, e é no mínimo com muito rúido que conseguiríamos fazer tais adaptações tendo que utilizar fontes externas de consultas, quando o que queríamos era um aprendizado direto desde a configuração até a conclusão do curso.
Indico fortemente que a diretoria avalie a possibilidade de incluir um vídeo guiando nas configurações ou adaptações necessárias para alunos que pretendem utilizar os modelos OpenSource. Ou até lançar uma reformulação do curso com tal modelo.