Somente alterar o colocaAlunoNoFormulario não é suficiente para mostrar a foto tirada ou alterada. É preciso alterar também o pegaAlunodoBanco(é uma possibilidade via getTag(),visto em curso 2 com Android Studio), setando o caminhodafoto com a informação do mesmo que foi criada no FormularioActivity que foi enviado para o Intent da Camera via putExtra com Uri localFoto, depois que entra no OK do onActivityResult é chamado o helper.carregaImagem(caminhodafoto). Essec caminho foto entra no escopo de um objeto Helper via chamada de função carregaimagem. Assim dentro dessa função temos que realizar
aluno.setCaminhoFoto(caminhoFoto);
Solução que foi sugerida para o exercício, mas que não é suficiente, apesar de ser sugerida como suficiente.
public void colocaAlunoNoFormulario(Aluno aluno) {
editNome.setText(aluno.getNome());
this.aluno = aluno;
if (aluno.getFoto() != null) {
this.carregaImagem(aluno.getFoto());
}
}
Eu fiz o curso 2 pelo Android Studio e lá a solução foi um pouco mais complexa, lá se usa um em carregaimagem
campoFoto.setTag(caminhoFoto);
E depois no buscaAlunosNoBanco
aluno.setCaminhoFoto((String)getCampoFoto().getTag());
Sinceramente, é quando as coisas não funcionam é que realmente podemos aprender mais ainda. Pelo curso 2 Android Strudio, foi simplesmente ctrl+c e ctrl+v sem nenhuma reflexão de minha parte, apenas atentando para a observação sobre o problema feito pelo instrutor. Porém não tentei nenhuma solução alternativa ao campoFoto.setTag() e getTag().
Agora refazendo pelo curso 2 ADT me forcei a descobrir que bastava um aluno.setCaminhoFoto(caminhoFoto);