Estou criando um projeto no Figma, sei como mexer nas sombras, mas existe algum tipo de limitação de o quanto que eu posso usar as sombras nos objetos para que o projeto não fique muito poluído? Como eu posso usar as sombras de uma forma "saudável"?
Estou criando um projeto no Figma, sei como mexer nas sombras, mas existe algum tipo de limitação de o quanto que eu posso usar as sombras nos objetos para que o projeto não fique muito poluído? Como eu posso usar as sombras de uma forma "saudável"?
Com certeza! Aqui está um resumo com as regras práticas e diretas para usar sombras de forma "saudável" no Figma, sem poluir seu design.
Para usar sombras de forma profissional, a regra de ouro é sutileza. As melhores sombras são sentidas, não necessariamente vistas.
Checklist rápido:
1. Evite o Preto Puro: Nunca use a cor #000000
. Prefira um cinza-escuro ou um tom da cor principal da sua marca com baixa opacidade (entre 5% e 15%). O resultado fica muito mais natural.
2. Abrace o Desfoque (Blur): Sombras suaves são a chave. Use valores de Blur
relativamente altos (comece com 16px
a 32px
) para evitar bordas marcadas e artificiais.
3. Use com um Propósito Claro: Aplique sombras para criar hierarquia e profundidade. Elas servem para indicar que um elemento está "acima" de outro (ex: cards, menus, janelas modais).
4. Seja Consistente: Não crie uma sombra diferente para cada objeto. Defina 2 ou 3 "Estilos de Efeito" de sombra no Figma (ex: Sombra Suave, Sombra Profunda) e reutilize-os em todo o projeto. Isso garante a consistência e evita a "poluição" visual.
Receita Rápida para Testar:
Cor: Cinza-azulado escuro com 10% de opacidade.
Eixo Y: 8px
(simulando luz de cima).
Blur:24px
.
Basicamente: pense em sombras suaves, consistentes e com um objetivo claro.
Caso essa resposta tenha solucionado sua dúvida, marque a resposta como solução!! ✅
Teria como explicar melhor sobre a parte do Propósito Claro? Esse é o ponto principal da minha dúvida.
Ter um "Propósito Claro" para as sombras significa que não as usamos para simplesmente "deixar bonito", mas sim para comunicar algo importante ao usuário de forma rápida e subconsciente.
A melhor forma de pensar nisso é com uma analogia do mundo real: pense na sua interface como uma mesa de trabalho vista de cima.
Nosso cérebro já está treinado há milhares de anos para entender profundidade e distância através da luz e da sombra. Usamos isso a nosso favor no design.
Os Níveis de Elevação na "Mesa de Trabalho"
Nível 0: A Superfície da Mesa (O Fundo)
Nível 1: Papéis e Cards na Mesa
Nível 2: Menus e Elementos Flutuantes
Resumindo: Quando Usar Sombras? (Quais os Propósitos Claros?)
Use sombras principalmente para comunicar:
A pergunta que você deve sempre se fazer antes de adicionar uma sombra é:
"Este elemento está, conceitualmente, 'acima' do resto da interface? Ele precisa 'saltar' aos olhos do usuário para indicar sua função ou importância?"
Se a resposta for sim, ele é um ótimo candidato para receber uma sombra "saudável".
Espero que essa analogia da "mesa de trabalho" ajude a clarear! É um conceito que, uma vez que você internaliza, muda a forma como você desenha.