Eu li todos os tópicos e respostas acerca da subtrair o raio da bolinha quando ela vai para a esquerda / para cima, mas mesmo assim não parece fazer sentido pra mim.
Portanto escrevi meu código de uma maneira que fez sentido pra mim e que teve o resultado esperado (de a bolinha rebater ao encostar sua extremidade na borda da tela).
Eu preferi somar o raio ao "ponto zero", ou seja, à extremidade do canvas, antecipando assim o fim da área para a bolinha. E funcionou.
Se alguém puder analisar e me dar um feedback ou mesmo ainda tiver paciência para explicar (como explicaria para uma criança de 6 anos) o porquê de subtração do raio, fico agradecido.
O código ficou dessa forma:
function draw() {
background(0);
circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
if ((xBolinha + raio) > width || xBolinha < (0 + raio)) {
velocidadeXBolinha *= (-1);
}
if ((yBolinha + raio) > height || yBolinha < (0 + raio)) {
velocidadeYBolinha *= (-1);
}
}